Clipping

MPB depende de uma combinação e sincronismo de “engrenagens fitotécnicas”

Antes de adquirir uma muda pré-brotada, o interessado deve ter a certeza de que está adquirindo uma muda de qualidade

Para o pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mauro Alexandre Xavier, as mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar dependem de uma combinação e sincronismo de “engrenagens fitotécnicas”.

Ele afirma que o sistema MPB nesse contexto assume a posição de um agregador de ganhos tecnológicos, ao passo que permite iniciar operações básicas, como formação de áreas de multiplicação e plantio com qualidade. Esses pontos influenciam o arranjo espacial mais adequado para altas produtividades. “Nesse sentido, a combinação e o sincronismo do conjunto de ‘engrenagens’ - cultivares, sistema de multiplicação, manejos, insumos, processos e principalmente treinamento - é que podem gerar ganhos expressivos ao final do processo de produção.”

Portanto, antes de adquirir uma muda pré-brotada, o interessado deve ter a certeza de que está adquirindo uma muda de qualidade, e de empresas idôneas. “As MPBs produzidas através da aplicação de protocolos e critérios técnicos podem minimizar efeitos de mistura varietal e multiplicação de pragas. A qualidade comprovada do material permite ao produtor se beneficiar do potencial biológico e dos ganhos genéticos das cultivares desenvolvidas pelos programas de melhoramento”, destaca Xavier.


Um dos pioneiros nessa tecnologia, o Centro de Cana do IAC conta com um núcleo de produção de MPBs, localizado em Ribeirão Preto/SP. O processo de produção tem origem em jardins clonais devidamente registrados no MAPA e monitorados e manejados durante a sua validade como área de material de propagação. A fase de produção resumidamente inclui três etapas básicas: (1) corte e tratamento químico dosmini-rebolos; (2) brotação em ambiente controlado (casa-de-vegetação climatizada) e (3) fases 1 e 2 de aclimatação.

Por Leonardo Ruiz


Fonte: CanaOnline