Clipping

Novo plano estratégico da Petrobras inclui saída da estatal de negócios de gás, biodiesel, fertilizantes e GLP

Postado em 26 de Setembro de 2019

A Petrobras anunciou nessa quinta-feira (26) que o Conselho de Administração da estatal aprovou a atualização da "Visão, do Propósito e das Estratégias para o Novo Plano 2020-2024, que está em fase de elaboração".

No documento, a estatal oficializa a decisão de sair integralmente "da distribuição e do transporte de gás", "dos negócios de fertilizantes, distribuição de GLP e de biodiesel" e de focar as atividades de refino e comercialização de derivados "nas operações do Sudeste".

Em comunicado, a Petrobras disse que a nova visão da companhia é "ser a melhor empresa de energia na geração de valor para o acionista, com foco em óleo e gás e com segurança, respeito às pessoas e ao meio ambiente".

"Estamos construindo a nova Petrobras, uma empresa sustentável, competitiva, que atua com segurança e ética, gerando mais valor para seus acionistas e para a sociedade. Seremos uma companhia dedicada à exploração e produção de petróleo em águas profundas, menos endividada. Esta nova Petrobras agrega, desde já, a transformação digital como uma poderosa alavanca para a realização de ganhos de produtividade e redução de custos”, afirmou o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco

A Petrobras já iniciou o processo de venda de 8 das suas refinarias, com o objetivo de levantar bilhões de dólares que deverão ser utilizados especialmente para a redução do endividamento, em linha com o plano de desinvestimento da estatal, que já levantou mais de US$ 15 bilhões em valor total de transações assinadas e concluídas, considerando as transações assinadas em 2018 e concluídas até junho de 2019.

 


Fonte: Portal G1