Clipping

O Show das Mulheres no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino

Evento reuniu mais de 300 participantes que compartilharam um dia intenso com debates, test-drive e muita troca de informações

“Somos poucas, mas fazemos a diferença”, essa foi uma das falas de Patrícia Rezende Fontoura, Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola na CofcoInternational; em sua participação no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino, realizado em 21 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.

O comentário de Patrícia se deveu ao fato de as mulheres representarem apenas 8,1% dos profissionais que atuam no setor. Mesmo em um número extremamente menor, o profissionalismo, a eficiência, a competência e, em muitos casos, maior qualificação das mulheres, têm contribuído de forma concreta para que a agroindústria sucroenergética produza mais e melhor.

Outro debatedor, Pedro Mizutani, vice-presidente de relações externas e estratégia da Raízen e presidente do conselho da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), também exaltou a presença feminina no setor e observou queElas precisam se encorajar para buscar oportunidades, inclusive se inscrevendo mais em vagas de emprego normalmente ocupadas por homens, na opinião de "Hoje o mercado de trabalho está aberto para as mulheres. E a Raízen está preocupada em contribuir para essa maior inclusão feminina."

Além dos painéis que debateram temas como a mecanização na lavoura canavieira, as mulheres da ciência, a importância dos tratos culturais para a produção com excelência e as mulheres na gestão, o VIII Encontro Cana Substantivo Feminino foi bastante intenso. Bem que dizem que as mulheres são polivalentes, ao mesmo tempo que lotavam o auditório do Centro de Cana do IAC, formavam filas para o test-drive nos tratores Valtra e no Caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma, tecnologia da Grunner.

Mesmo com a sacola pesada, cheia de mimos (é a sacola de eventos mais concorrida do setor), elas estavam em todos os lugares, saboreando os quitutes, fazendo cadastro no Mercedes-Club, ganhando brindes, se inscrevendo para sorteios, dirigindo trator, caminhão, fazendo boas ações ao comprarem no bazar da Acesa Capuava, doando ao Hospital de Amor, dançando e cantando com o Grupo Todos Nós!

Foram mais de 300 participantes, representando 43 unidades sucroenergéticas, quatro estados, dezenas de produtoras rurais, profissionais de empresas prestadoras de produtos e serviços, pesquisadoras, estudantes e jornalistas. E contou com 24 debatedores.

“Foi um sucesso. Só tenho a agradecer. E já estamos articulando o IX Encontro Cana Substantivo Feminino em 2020, que terá como tema: ‘Mais Mulheres no Setor Sucroenergético’. Não percam”, salienta Luciana Paiva, idealizadora do Encontro Cana Substantivo Feminino.

Confira a cobertura completa do VIII Encontro Cana Substantivo Feminino na página: https://www.facebook.com/cana.substantivo.feminino

 

 

 

 

 


Fonte: CanaOnline