Clipping

O uso de maturadores em cana-de-açúcar

Atualmente, a maior demanda pormaturadores é o início de safra, que concentra 85% das aplicações

Para entender a necessidade do uso de maturadores em cana-de-açúcar é preciso ter uma visão sobre a fisiologia da planta. O pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Carlos Alberto Mathias Azania, explica que um canavial com oito meses de idade, a partir do meio de fevereiro, irá começar a receber estímulos naturais para crescer e florescer, como luz noturna por cerca de 11 horas e 30 minutos, umidade no solo e temperatura por volta de 18°C durante a noite. “Caso esses fatores se perpetuem por 10 dias consecutivos, a cana passará a consumir a sacarose acumulada nos colmos para se desenvolver.”

Sabendo disso, as usinas lançam mão dos maturadores, produtos que irão estressar a planta, retardando ou até mesmo inibindo seu crescimento. Azania afirma que, desta forma, o processo de fotossíntese será contínuo, sendo que a diferença está no fato de que agora a energia será utilizada para o acúmulo de sacarose e não para emissão de folhas e formação de panículas. “A aplicação de maturadores no período de fevereiro a abril tem como função, portanto, acumular sacarose e, consequentemente, impedir o florescimento.”

Mas o pesquisador salienta que o setor precisa saber mais sobre como obter melhor resultado com uso dos maturadores. Uma ótima oportunidade para isso é participar do12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar, evento realizado pelo Grupo IDEA em Ribeirão Preto, SP, nos dias 17 e 18 de outubro de 2018.

Faz parte da programação do 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar duas palestras sobre maturadores: Características fitotécnicas e suas influências no uso de maturadores em cana-de-açúcar – ministrada por Carlos Alberto Mathias Azania (IAC); Resultados práticos de maturadores nas safras 17/18 e 18/19 – ministrada por Michel Fernandes (MF FERNANDES CONSULTORIA). Inscrições podem ser realizadas pelo site: www.ideaonline.com.br

Serviço
12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar
Data: 17 a 18 de Outubro de 2018
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP
Mais informações: (16) 3211 4770
E-mail: eventos@ideonline.com.br

INSCREVA-SE AQUI 


Fonte: CanaOnline