Clipping

Palestra detalha vantagens do uso do aplicador de inseticidas em soqueiras

Resultados de pesquisa sobre o tema serão apresentados no 14º Insectshow, evento sobre controle de pragas promovido pelo Grupo IDEA

 

O uso do aplicador de inseticidas em soqueiras chega a provocar, em algumas situações, perdas decorrentes do corte de perfilhos, que oscilam entre 3% e 4% do total. Esses índices, no entanto, estão bem abaixo dos prejuízos causados pela infestação de pragas, que poderia ser evitada com a aplicação de um inseticida eficiente na cana soca.

A falta de controle do Sphenophorus levis pode ocasionar redução da produtividade de 25% a 60%, provocando até mesmo a antecipação da reforma do canavial, exemplifica o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de Marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. Além de afastar determinadas pragas dos canaviais, a utilização desse implemento na aplicação de micronutrientes – misturados ao inseticida –, na mesma operação, pode gerar ganhos adicionais para as lavouras de cana-de-açúcar.

As vantagens do uso do aplicador de inseticidas serão detalhadas na palestra “Impacto do cortador de soqueiras na produtividade da cana, associado à aplicação de Boro e Zinco” que Auro Pardinho e o engenheiro agrônomo e produtor de cana Sergio Quassi de Castro (fazenda Agro 4S) farão no 14º Insectshow - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana. O evento, que é uma realização do Grupo IDEA, acontece nos dias 4 e 5 de julho, em Ribeirão Preto, SP.

Durante a palestra, Sérgio de Castro apresentará resultados de sua pesquisa sobre o tema, que avaliou possíveis danos causados aos canaviais pelo cortador de soqueiras, denominação pela qual o aplicador de inseticidas também é conhecido. Esse trabalho afasta especulações e comentários sobre grandes prejuízos que poderiam ser provocados pelo implemento – observa o gerente de marketing da DMB.

Segundo ele, não são verdadeiros alguns comentários que o aplicador poderia comprometer a performance do canavial por causa de danos às soqueiras. Pelo contrário, os usuários do implemento estão bastante satisfeitos com os resultados obtidos – ressalta.

A pesquisa constatou somente perdas de 3% a 4% devido ao corte de perfilhos, que não são muitos maiores do que os índices de mortes de perfilhos que costumam ocorrem nas lavouras de cana, diz Auro Pardinho. Esse percentual não justifica a suspensão da aplicação de inseticidas, pois a falta de controle de pragas acarreta enormes prejuízos devido à redução da produtividade em toneladas por hectare e a diminuição da longevidade dos canaviais.

O implemento pode ser utilizado também para aplicação de micronutrientes, como boro e zinco, conforme demonstra o trabalho de Sérgio de Castro, que vai apresentar os resultados proporcionado pelo uso desses produtos. A pesquisa sobre o impacto do cortador de soqueiras na produtividade da cana foi validada – informa Pardinho – pela Cropman Inovação Agrícola, empresa de inovação tecnológica e agricultura digital, de Campinas, SP.

O controle do Sphenophorus levis, do Migdolus fryanus e até mesmo da menos comum broca peluda (Hyponeuma taltula), entre outras pragas, são benefícios gerados pelo uso de inseticidas após o período da colheita da cana. A DMB disponibiliza para o mercado o “Aplicador de inseticidas em soqueiras (bomba modelo JP)”, que é acoplado nos três pontos do trator, com a bomba conectada diretamente na tomada de potência (TDP). Em consequência disto, o modelo JP dispensa o uso de cardan para fixá-lo na tomada, o que proporciona maior segurança aos operadores. Esse implemento possui tanque com capacidade para 600 litros de calda.  

O Insectshow é o evento ideal para esclarecer dúvidas técnicas sobre o funcionamento e o desempenho do aplicador de inseticidas, porque conta com a participação de pessoas envolvidas diretamente na gestão e operação do processo de produção agrícola – afirma Auro Pardinho.

O seminário é voltado para produtores, gestores e técnicos de usinas, pesquisadores, consultores e profissionais de empresas que integram a cadeia produtiva sucroenergética.       

Serviço - 14º Insectshow - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana

Data: 4 e 5 de julho de 2018

Local: Centro de Eventos do Ribeirão Shopping - Ribeirão Preto/SP

Mais informações: (16) 3211 4770

E-mail: eventos@ideaonline.com.br  

INSCREVA-SE!

Inscrições no site: www.ideaonline.com.br


Fonte: CanaOnline