Clipping

Para socorro de usinas, Rabobank defende segurar etanol, produzir mais açúcar e corte do PIS/Cofins

Postado em 20 de Abril de 2020

O estudo que o Rabobank divulgou nesta segunda (20), sobre os impactos para o setor sucroenergético pela crise sanitária que abala a economia mundial, finaliza elencando algumas respostas positivas que poderiam vir em socorro tanto por parte do governo quanto das empresas.

Ao destacar o cenário de prejuízo setorial via etanol, com o crash do petróleo – e gasolina mais barata – e o distanciamento social e quarentenas no Brasil, a partir dos quais “a demanda desapareceu da noite para o dia, exatamente quando a produção estava aumentando” (pela safra do Centro-Sul), o trabalho da equipe do RaboResearch se debruça sobre propostas que estão sendo discutidas.

O Rabobank é um dos principais credores do setor sucroenegértico brasileiro.

Das indústrias, no curto prazo banco destaca aquelas que possuem liquidez podem armazenar o etanol, à espera da alguma bonanza. Algumas teriam capacidade. Lembrando que a Unica pediu ajuda oficial para ajudar algumas empresas carregarem estoque.

E também, como opção das usinas, estaria a de “maximizar proporção de cana moída para produzir açúcar, que continua a oferecer margens melhores que o etanol”. O etanol perdeu 40% de valor sobre o mês passado, de acordo com o trabalho assinado pelo head do departamento, Andy Duff, mas o açúcar também derrete. Nesta segunda está em menos 3,18%, a 10,04 centavos de dólar por libra-peso, outra mínima do ano.

Outra opção de curto prazo, pelos lados do etanol de milho, é o desvio do milho comprado para o biocombustível para ser vendido ao mercado interno de grãos, mais valorizado.

Por parte das opções que o governo tem em mãos para ajudar o setor, segundo o relatório do Rabobank a suspensão do PIS/Cofins é uma medida mais efetiva – “representa uma redução direta de custo para as usinas” -, que o aumento da Cide. Esta “arriscaria ser ineficaz porque é uma medida indireta e pode não afetar significativamente os preços ou volumes de vendas”.

Enquanto isso, um programa de financiamento de ações é uma boa idéia, mas pode ser complexo e demorado configurar e executar, finaliza o documento “Os mercados de biocombustíveis do Brasil caíram. O que acontece agora?”

 


Fonte: Money Times