Clipping

Parlamento será homenageado pela dedicação ao setor sucroenergético

Postado em 4 de Novembro de 2019

Na segunda-feira, a Novabio realizará evento para prestigiar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e parlamentares pela dedicação ao setor da cana-de-açúcar

Setor que possui uma grande representatividade pela geração de emprego e renda no Nordeste, a cana-de-açúcar demonstra força econômica na região. As previsões para a safra 2019/2020 confirmam o potencial do setor. Para se ter uma ideia, em Pernambuco, a moagem total deve ser entre 12,5 e 13 milhões de toneladas de cana - um crescimento comparado à safra passada, que terminou com a moagem de 11,5 milhões de toneladas. Por isso, a atuação de parlamentares federais em busca de inclusão social e desenvolvimento econômico para fortalecer essa cadeia produtiva é fundamental ao segmento.

Por meio de um evento a ser realizado pela Novabio na próxima segunda-feira (4), com produção da Folha de Pernambuco e apoio de todos os representantes que compõem essa produção da cana, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e diversos parlamentares federais serão homenageados pela dedicação ao setor da cana-de-açúcar.

A partir do tema “A Câmara Federal preserva a cana social”, o evento acontecerá na segunda-feira, no Arcádia Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A homenagem, que é representada pelo selo do Fórum Nordeste, é um agradecimento aos parlamentares que estão lutando por um crescimento regional. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, esse será um reconhecimento pelo empenho demonstrado.

“Iremos agradecer pelo trabalho dos parlamentares pela dedicação de uma agenda reformista. Esses parlamentares têm procurado escutar os diversos segmentos da economia e da própria política em busca de um cenário positivo para economia, com inclusão social e geração de emprego”, comentou Renato Cunha, ao complementar que o protagonista dessa agenda na Câmara é Rodrigo Maia. “Ele tem atuado com uma gestão inclusiva e que busca equilibrar disparidades socioeconômicas na competitividade inter-regional do agronegócio”, acrescentou Cunha.

Além de Maia, estarão presentes no evento fornecedores da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, representantes do Governo de Pernambuco e deputados federais de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e outros estados.

Os parlamentares também foram atuantes, juntamente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para alterar a medida que libera a entrada no Brasil do etanol americano sem taxação de imposto. Agora, o etanol dos Estados Unidos será enviado ao Nordeste em menor quantidade durante a safra da cana. Com essa mudança, o setor na Região vai alcançar uma competitividade mais justa no mercado do combustível. A medida anunciada pelo Governo Federal ampliou de 600 milhões de litros para 750 milhões de litros a quantidade de etanol sem tributo para entrar no Brasil.

 


Fonte: Folha de Pernambuco