Clipping

Pesquisa destaca uso do girassol para produção de biodiesel

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) destaca a oportunidade de se utilizar girassóis na produção de biocombustíveis. Desenvolvida pelo curso de Agronomia da instituição, a pesquisa faz parte da disciplina de Culturas Agroenergéticas e visa levantar dados sobre o óleo produzido pela planta nos próximos meses. 

O projeto vem sendo orientado pelo professor doutor Lucas Koshy Naoe e a pretensão é colher dados até agosto deste ano, pois a primeira plantação já começou e a colheita ocorrerá em junho. Durante a análise já foi possível destacar que os girassóis são capazes de gerar cerca de 30 a 40% de óleo. 

De acordo com Naoe o óleo já vem sendo utilizado no Brasil com matéria prima para o Biodiesel por se tratar de um óleo ecológico e sem toxinas. A plantação de girassóis da pesquisa está localizada no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins e as primeiras impressões sobre o produto já estarão disponíveis em um evento organizado pela universidade agora em maio. 


Por Thayssen Carvalho


Fonte: Biomassa BR