Clipping

Petrobras anuncia redução de 1,1% no preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (21), redução de 1,1% no preço da gasolina em suas refinarias. A partir desta sexta (22), o litro do combustível será vendido pela estatal por R$ 1,8634 – dois centavos a menos do que o R$ 1,8841 cobrado hoje.
Desde o dia 9 de junho, quando foi anunciado o último aumento no preço, a Petrobras tem mantido ou feito reduções no valor do combustível. No mês, a gasolina acumula queda de 5,27%, ou seja, de 10 centavos.

Política de preços
As variações vêm em meio à nova política de preços da Petrobras, que prevê mudanças até diárias nas cotações, em um momento em que a companhia tem prometido praticar preços alinhados ao mercado internacional e ao mesmo tempo se esforça para evitar perda de participação no mercado doméstico de combustíveis.

O que o consumidor paga 
Os postos de gasolina repassam ao consumidor os custos de toda a cadeia do combustível. O preço final é composto basicamente por quatro itens: realização do produtor ou importador, custo do etanol anidro, tributos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins e Cide) e margens de distribuição e revenda.
A cadeia começa com o preço pelo qual a gasolina chega aos distribuidores vinda das refinarias, sejam elas da Petrobras ou privadas. Além da gasolina pura comprada, as distribuidoras também compram de usinas produtoras o etanol anidro, que é misturado à gasolina que será vendida ao consumidor. 
As distribuidoras, então, vendem a gasolina aos postos, que estabelecem o preço por litro que será cobrado do consumidor.


Fonte: Zero Hora