Clipping

Petrobras fecha 1º trimestre com queda de 5% na produção de petróleo no país

A Petrobras fechou o primeiro trimestre com uma queda de 5% na produção de petróleo no Brasil, em relação ao igual período do ano passado. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a estatal produziu, em média, 1,871 milhão de barris diários nos três primeiros meses do ano.

Em março, a petroleira brasileira produziu, em média, 1,884 milhão de barris diários, o que representa uma alta de 5,1% ante fevereiro.

A ANP não explicou os motivos para a queda da produção no primeiro trimestre, nem para a recuperação registrada em março. A Petrobras, por sua vez, não tem divulgado, nos últimos meses, os seus dados operacionais. No site da companhia, contam apenas as informações de produção de janeiro.

Na ocasião da última divulgação dos dados operacionais, a petroleira afirmou que a produção de janeiro havia sido impactada, principalmente, pela realização de manutenções nas plataformas P-74, Cidade de Mangaratiba, Cidade de São Paulo (no pré-sal da Bacia de Santos), Cidade de Niterói e P-58 (Bacia de Campos).

A produção de gás natural da Petrobras, por sua vez, cresceu 3,4% em março, ante fevereiro, para 86,113 milhões de metros cúbicos diários (m3/dia). No primeiro trimestre, houve um aumento de 1,9%, para 85,308 milhões de m3/dia.

Já a produção total de óleo e gás somou 2,426 milhões de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia) em março, o que representa uma alta de 4,7% frente a fevereiro. Nos três primeiros meses do ano, contudo, houve uma retração de 3,5%, para uma média de 2,408 milhões de BOE/dia.


Fonte: Portal G1