Clipping

Pindorama inicia preparo do solo visando plantio de inverno

Em preparação para o início do tradicional plantio de inverno da cana-de-açúcar, em julho, a Cooperativa Pindorama, por meio da gerência agrícola, deu início aos trabalhos de orientação aos associados visando melhor produtividade do solo nos lotes da cooperativa.

Principal fator de preocupação, o solo, segundo o gerente agrícola, Danilo Wanderley, receberá atenção especial nos fatores manejo sanitário e fertilidade. “Estamos aproveitando a boa umidade de momento para averiguar o grau de saúde solo e, a partir disso, indicar correções. Um solo pobre provoca baixa produtividade e encurta o ciclo do canavial”, adverte o gerente.
Cinco dicas básicas para alcançar uma boa renovação do canavial precisam ser seguidas, de acordo com as instruções da Pindorama. O primeiro passo, visando o plantio de inverno, é avaliar o estado nutricional do solo e falhas no canavial com coletas para avaliação completa de sua qualidade. O plantador, em seguida, precisa investigar a existência de ervas daninhas e fazer o controle da área com herbicidas.

Com o solo fértil e preparado para receber a nova cultura, a escolha de uma boa semente e sistema de adubação, de acordo com o propósito do plantador, é indispensável para a colheita de cana sadia. “Além das informações técnicas, orientamos ao plantador a exercer o acompanhamento integral do desenvolvimento da cana para tomada de decisão rápida caso haja algum problema inesperado”, completou.

Para o plantio de inverno, a Pindorama seguirá com o modelo de redução de sementes que utiliza nove toneladas por hectare. A estimativa da cooperativa é plantar 3 mil hectares com a cana finalizando o ciclo em 12 meses.

 

Por Assessoria


Fonte: Jornal de Alagoas