Clipping

Plantadora multifuncional será destaque em palestra no seminário de mecanização

A distribuição de calcário e o aprimoramento do preparo de solo, realizados por máquina automatizada, serão abordados por Auro Pardinho, da DMB, durante evento do Grupo IDEA

O desenvolvimento de soluções tecnológicas tem o objetivo de proporcionar ganhos de produtividade agrícola e de eficiência operacional. Quem afirma isto é o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas, de Sertãozinho, SP, que falará sobre o assunto no 21º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, do Grupo IDEA, que será realizado nos dias 27 e 28 de março, em Ribeirão Preto, SP. Ele fará a palestra “Novos equipamentos para a melhoria do plantio e cultivo”. 

A sintonia com as demandas do mercado e o trabalho minucioso da área de Engenharia têm criado condições para a DMB desenvolver e disponibilizar soluções – o que inclui novos equipamentos e o aprimoramento dos já existentes – que agreguem valor ao processo de produção agrícola. Exemplo disso é a Plantadora de Cana Picada - PCP 6000 Automatizada, carro-chefe do portfólio da empresa que será um dos destaques da palestra de Auro Pardinho no seminário de mecanização.

Dotada de alta tecnologia e com excelente aceitação no mercado, a PCP 6000 Automatizada já ganhou novos recursos tecnológicos que estão lhe atribuindo o status de máquina multifuncional. A melhoria mais recente é a incorporação de duas caixas para distribuição de calcário, com capacidade de 300 quilos cada uma, em média, dependendo das características e o tipo do insumo. 

A máquina faz a aplicação do calcário junto com o adubo – informa Auro Pardinho –, elevando a eficiência operacional durante o plantio. A recomendação, nesse caso, é a utilização de calcário de alta reatividade para que ocorra o aproveitamento mais rápido dos benefícios desse insumo pelo canavial.

Um melhor perfilhamento da cana, o aprimoramento e o barateamento do preparo do solo estão entre os principais benefícios proporcionados pelo sulcador com dispositivo destorroador, acessório da PCP 6000 Automatizada, lançado comercialmente na Agrishow 2018. As vantagens desse recurso tecnológico serão detalhadas pelo gerente de marketing da DMB durante o seminário de mecanização.

Com haste que pode atingir uma profundidade de até quarenta centímetros, esse recurso da máquina automatizada da DMB possibilita a eliminação de ondulações no terreno e torrões, criando condições adequadas para a melhoria da brotação, redução de falhas no canavial e diminuição da quantidade de mudas utilizadas no plantio. O sulcador com dispositivo destorroador poderá ser adquirido com a plantadora ou separadamente, caso o produtor ou a usina já possua a PCP 6000 Automatizada.

Essas novas tecnologias incorporadas à plantadora somaram-se aos recursos originais da máquina, como a adubadeira tipo caixa em aço inox com capacidade para aproximadamente 1.250 quilos de produto e um conjunto aplicador de inseticidas com tanque de 600 litros de capacidade e bomba de pistão acionada por motor hidráulico. Opcionalmente a plantadora pode ser equipada com um kit para banho de fungicida nas calhas das bicas por onde passam os rebolos antes de caírem nos sulcos de plantio. 

De maneira geral, a PCP 6000 Automatizada tem revolucionado o plantio mecanizado de cana-de-açúcar. Com um avançado sistema de distribuição de toletes, essa máquina tem sido fundamental para usinas e produtores utilizarem uma quantidade de mudas bastante próxima a do plantio manual. A plantadora automatizada faz a distribuição de maneira muito mais uniforme do que a máquina convencional, porque lança no sulco somente a cana necessária para o plantio.

Em sua palestra no evento do Grupo IDEA, Auro Pardinho vai falar sobre outros equipamentos, que facilitam e otimizam as tarefas executadas nas áreas de cana-de-açúcar. É o caso do sulcador com aplicador de adubo e calcário – lançado recentemente pela DMB –, que atende demanda de fornecedores de cana, que fazem o plantio convencional (manual).

O novo implemento tem o objetivo de otimizar a utilização dos insumos, distribuindo ao mesmo tempo adubo e calcário no sulco do plantio, afirma o gerente de marketing. O adubador desse equipamento possui uma caixa com três compartimentos: um central que tem capacidade para 600 quilos e dois laterais com capacidade para 250 quilos cada um. 

Incorporação da palha – Com interlocução frequente com integrantes da cadeia produtiva de cana-de-açúcar e a expertise da área de Engenharia, a DMB não para de verificar as demandas do mercado e avaliar o desenvolvimento de soluções que possam gerar benefícios ao processo de produção agrícola.

Auro Pardinho vai revelar, no seminário de mecanização, detalhes sobre o desenvolvimento – em conjunto com o Grupo IDEA – de um equipamento que tem a finalidade de incorporar a palha nas áreas de cana. Um dos objetivos desse implemento é melhorar o controle do fungo Colletotrichum falcatum e da cigarrinha. O fungo tem inclusive reduzido a produtividade em algumas áreas de cana.

Segundo Auro Pardinho, o desenvolvimento desse implemento com desenvolvimento bastante avançado e a sua utilização será um aliado importante para o manejo da palha, principalmente para produtores e usinas que não fazem o recolhimento dessa biomassa de cana.

A presença de grande quantidade de palha – que pode ser recolhida ou incorporada – está prejudicando a produtividade em diversas áreas devido à maior ocorrência de pragas e doenças, observa Auro Pardinho. Além disso, o grande volume de palha, se incorporado, vai transformar a palha em matéria orgânica em menos de 12 meses pela ação dos microrganismos do solo e melhorar a fertilidade do solo e a sua retenção de umidade. A incorporação da palha vai facilitar a ação de adubos, corretivos e vai melhorar o efeito dos herbicidas e inseticidas em soqueiras, melhorando os seus efeitos. Incorporar a palha será também um importante aliado contra as moscas dos estábulos que se multiplicam sob a palha principalmente nas áreas de vinhaça.

O equipamento tem outras vantagens como a quebra da compactação superficial, facilitação da infiltração de água no solo e o mais importante, vai devolver a vida aos solos, tornando-os mais férteis. Este equipamento será equipado com o kit de adubação para fazer tudo isso numa única operação.

Dependendo dos resultados dos testes de campo e da evolução dos trabalhos que serão realizados pelo Grupo IDEA juntamente com a DMB, o equipamento de incorporação da palha está previsto para ser disponibilizado para o mercado ainda este ano. Será uma grande revolução no cultivo e na melhoria da fertilidade dos solos – informa.

 

Mais informaçoes e compra de ingressos, clique aqui

Data: 27 e 28 de Março de 2019
Local: Centro Taiwan de Eventos – Ribeirão Preto - SP
Mais informações: 16 3211 4770

 

 

 

 

 


Fonte: CanaOnline