Clipping

Por que é importante conhecer os solos das propriedades que serão arrendadas ou compradas pelas Usinas ou por fornecedores?

Quando se tem a intenção de arrendar ou adquirir uma nova propriedade rural é fundamental solicitar o auxílio de um especialista em solos para fazer uma verificação da área. É muito comum olharmos superficialmente o solo e tirarmos conclusões precipitadas, pois aparentemente muitos solos podem parecer de elevado potencial para a cana-de-açúcar ou mesmo de fácil manejo, porém não o são, como é o caso dos Latossolos ácricos textura argilosa e Plintossolos pétricos textura argilosa ou média.

Por outro lado, podemos achar também que alguns solos são de baixo potencial, porém com uma simples observação das camadas subsuperficiais podemos constatar que apresentam mais argila e nutrientes em profundidade do que se esperava com a simples observação da camada superficial, como acontece com os Argissolos eutróficos textura arenosa/média. E temos casos ainda mais graves quando são adquiridas ou arrendadas propriedades em que predomina solos pouco espessos como é o caso dos Neossolos Litólicos ou Cambissolos rasos. Nesse caso, estamos adquirindo mais rochas do que solos e, logicamente são áreas de baixíssimo potencial para a cultura da cana-de-açúcar.

Sobre nós

O consultor Dib Nunes Jr., do Grupo IDEA e Fernando Bertolani, da CSolos fazem parte da rede de consultores associados Dr. Cana.

O Dr. Cana é uma maneira diferente, com excelente custo-benefício, de se contratar consultorias agrícolas das diversas fases da produção da cana. O assinante do Dr. Cana possui créditos mensais para trocar por serviços especializados que se complementam com o objetivo de aumentar a produtividade.

Saiba mais em: www.drcana.com.br


Fonte: Fernando Bertolani - CSolos