Clipping

Porque é importante ter a Carta de Solos para o planejamento de distribuição de torta de filtro e vinhaça?

Verificamos em várias usinas que o uso dos resíduos industriais (torta de filtro e vinhaça) é realizado principalmente nas propriedades mais próximas a unidade industrial pensando na economia com o transporte. No entanto, para o uso otimizado desses resíduos é fundamental que se faça o planejamento de distribuição utilizando também a Carta de Solos e de Ambientes de Produção.

Nos Latossolos argilosos deve-se dar preferência para a aplicação desses resíduos naqueles que possuem caráter ácrico (baixa capacidade de troca de cátions) e para os Latossolos de textura média priorizar os que apresentam a soma de base menor que 1,0 cmolc/dm-3 (fertilidade natural baixa). Para os solos arenosos não há restrição quanto a aplicação de torta de filtro e vinhaça, inclusive, para esses solos devemos dar preferência à aplicação dos dois resíduos juntos, pois a torta de filtro em solos arenosos aumenta o poder de retenção da água e dos nutrientes presentes na vinhaça.

Para os Argissolos a preferência fica por conta daqueles que apresentam horizonte superficial arenoso e espesso (horizonte A > 50cm).

Sobre nós

O consultor Dib Nunes Jr., do Grupo IDEA e Fernando Bertolani, da CSolos fazem parte da rede de consultores associados Dr. Cana.

O Dr. Cana é uma maneira diferente, com excelente custo-benefício, de se contratar consultorias agrícolas das diversas fases da produção da cana. O assinante do Dr. Cana possui créditos mensais para trocar por serviços especializados que se complementam com o objetivo de aumentar a produtividade.

Saiba mais em: www.drcana.com.br


Fonte: Fernando Bertolani - CSolos