Clipping

Preço da gasolina vendida pela Petrobras está 11% desfasado

Postado em 11 de Março de 2021

Os preços domésticos da gasolina A praticados pela Petrobras estão hoje 11% abaixo da paridade de importação, segundo Bruno Freitas, da consultoria Datagro, em evento virtual realizado pela empresa para abrir a safra de cana 2021/22.

Mesmo assim, a alta da gasolina promovida pela estatal desde o início do ano tem impulsionado os preços de seu competidor renovável, o etanol.

Segundo Freitas, os preços do etanol anidro (que é misturado à gasolina) já estão oferecendo às usinas uma remuneração maior do que o açúcar no mercado interno, equivalente a 15,73 centavos de dólar a libra-peso equivalente ao adoçante posto no porto de Santos na modalidade FOB. A diferença entre a remuneração oferecida pelo etanol hidratado e pelo açúcar também estreitou-se fortemente nas últimas semanas, e saiu de 420 pontos em janeiro para 148 pontos agora, segundo Freitas.

“Ainda assim, não há muitas dúvidas de como deverão se comportar as usinas com relação ao mix de produção”, ressaltou o analista, que avalia que as usinas voltarão a maximizar a produção do adoçante já que quase toda a produção disponível para exportação em 2021/22 já está com preços travados. A Datagro estima que 80% a 82% dos embarques já estejam precificados a um preço médio de R$ 1.480 a tonelada. 

 


Fonte: Portal Valor Investe