Clipping

Presidente da Orplana recebe pêmio IAC 2017

Nesta terça-feira (27), o engenheiro agrônomo Eduardo Vasconcellos Romão, atual presidente da ORPLANA - Associação dos Plantadores de Cana do Centro-Sul do Brasil -, será agraciado com o Prêmio IAC- Instituto Agronômico, na categoria externa, como Personalidade da Extensão Sucroalcooleira. A pesquisadora do IAC, Lúcia Helena Signori Melo de Castro, explica que essa premiação visa homenagear pessoas físicas ou jurídicas que, na área agrícola, destacaram-se pela contribuição nas esferas científicas e tecnológicas ou em atividades práticas que propiciem o desenvolvimento da agricultura sustentável, a melhoria da renda do agricultor e do agronegócio paulista.

O diretor do Centro de Cana IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell, ressalta que a escolha da ORPLANA como homenageada deste ano se deu em função de sua atuação na difusão de novas tecnologias junto aos associados, que somam mais de 11 mil fornecedores de cana divididos entre as 33 associações representadas pela Entidade. "A representação política da ORPLANA conseguiu organizar grupos e atuar de forma multidisciplinar e moderna no meio canavieiro, unindo esforços que antes estavam dispersos. Hoje, ela é fundamental para a organização das associações."

Para Eduardo Romão, o recebimento do Prêmio IAC 2017 honra o trabalho conduzido por todos os colaboradores atuantes na ORPLANA, que se esforçam diariamente para levar aos produtores rurais as melhores tecnologias e auxiliá-los na implantação das mesmas. "Essa homenagem nos deixa lisonjeados, pois a cana-de-açúcar é o principal negócio agrícola do Estado de São Paulo, sendo que estamos envolvidos diretamente com esta cultura por meio da transferência de tecnologia dos institutos de pesquisa para o campo, sempre visando a mudança de comportamento e, consequentemente, a melhoria da produção e de rentabilidade."

A entrega do Prêmio será realizada na Sessão Solene que encerra as festividades em comemoração ao aniversário do Instituto Agronômico, em 27 de junho, no Anfiteatro "Otávio Tisselli Filho", na sede do IAC, em Campinas, SP. São esperados aproximadamente 300 pessoas, entre servidores do Instituto Agronômico, dirigentes de instituições de ensino e pesquisa e extensão, empresas privadas, prefeitos, secretários de estado, deputados estaduais e federais, vereadores e presidentes de associações.

Na ocasião, Eduardo Romão irá receber do Instituto Agronômico um kit com Mudas Pré-Brotadas (MPBs) produzidas a partir de duas novas variedades de cana do IAC, simbolizando a transferência tecnológica para o setor. Além disso, o presidente da Orplana receberá uma miniatura do Prédio D. Pedro II, feita pelo artista plástico Giuseppe Botica e executada pela Fundiart - Fundição Artística em bronze sobre granito preto.


Fonte: CanaOnline