Clipping

Previsão: NOAA indica tempo seco para o Centro-Oeste nos próximos dias

Postado em 14 de Dezembro de 2020

As previsões mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgadas nesta segunda-feira (14), indicam uma semana de tempo estável para o Centro-Oeste, áreas do Matopiba e Nordeste do Brasil.

No período entre 14 e 22 de dezembro, a tendência é de pausa nas precipitações após uma semana com previsões de chuvas mais expressivas para o Centro-Oeste. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias, foram registradas chuvas entre 25 e 50 mm na região, com destaque para Goiás que recebeu os maiores volumes.

Apenas o Mato Grosso do Sul não recebeu volumes significativos de chuvas nos últimos dias e para a próxima semana o NOAA indica condição de precipitação apenas para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, com precipitação prevista entre 80 e 100 mm. Em contrapartida, o modelo Cosmo do Inmet ainda mantém chances de chuvas para o Centro-Oeste neste início de semana, porém com volumes baixos.

Já para o período entre 22 e 30 de dezembro, o NOAA sinaliza o retorno das chuvas em todo o Brasil Central, sendo os maiores volumes esperados para Minas Gerais e Goiás, com precipitação entre 100 e 125 mm. O modelo mostra ainda o retorno de chuva abrangente para o Matopiba, com precipitação entre 60 e 70 mm. Na região sul do Brasil a tendência é de corte nas precipitações para o Rio Grande do Sul. Para Santa Catarina e Paraná, o modelo mantém chance de chuvas entre 50 e 60 mm no período.

Para esta semana, o NOAA sinaliza as maiores chances de chuvas em todo o Sudeste, com precipitação entre 60 e 90 mm na região. Os maiores volumes são esperados entre São Paulo e Paraná, onde os acumulados podem chegar a 100 no período. Ainda na parte mais baixa do país, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm previsão de chuva entre 60 e 80 mm.

"Um sistema de baixa pressão atmosférica no oceano, que ainda se afasta lentamente pela costa do Sudeste, vai manter as nuvens carregadas em São Paulo, no Rio De Janeiro e no centro-sul, oeste e leste de Minas Gerais", complementa a Climatempo. Ainda de acordo com a consultoria, a região Sudeste tem alerta para temporais em todo o estado de São Paulo, no sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro e no sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital.


Fonte: Notícias Agrícolas