Clipping

Procedimento padrão a ser adotado para enfrentar a esta nova crise que se aproxima

Postado em 26 de Março de 2020

Formação do comitê de gestão de crise.

Nesse difícil momento de recolhimento e refúgio social, me sobra algum tempo para refletir sobre algumas dores do produtor de cana-de-açúcar, seja ele fornecedor ou usina. 

A pergunta que todos fazem neste momento é: "como enfrentar e sobreviver a uma nova crise econômica"  

Na nossa opinião, temos que rever tudo o que está sendo feito e fazer uma análise crítica, onde as principais atitudes recomendadas são:

1)     Rever todo o processo produtivo para identificar os pontos que geram gastos e perdas ou aqueles que não estão trazendo resultados satisfatórios.

2)     Analisar cada item e buscar uma padronização de atividades técnicas, procedimentos e indicadores de desempenho. Isto permitirá elaborar um orçamento mínimo necessário para manter sua atividade viva.

3)     Elaborar um orçamento base zero para saber quanto pode custar cada atividade do processo produtivo de cana-de-açúcar. Isto se chama "custo-teto".

4)     Selecionar os pontos imprescindíveis e os pontos que geram dúvidas sobre a eficácia do sistema produtivo. Tudo deve ser reportado e revisto constantemente. 

5)     Traçar metas de produtividade para os próximos 5 anos, projetando o possível lucro líquido do seu negócio (faturamento menos o custo de produção).

6)     Fazer 3 cenários: pessimista, normal e otimista e elaborar um plano de ação para cada situação.

7)     Colocar em prática o que foi planejado, conversando com cada colaborador, passando a eles as metas diárias de trabalho para se enquadrarem dentro do orçamento desejado.

8)     Para não perder o foco, conferir diariamente o desempenho dos colaboradores com relação aos objetivos traçados e redirecioná-los o tempo todo em cada uma das etapas do processo produtivo.

9)     Desde o início é necessário a participação de todos os coordenadores e gerentes de área para redirecionar as atividades.

10)  Realizar reuniões de feedback semanais com dados e indicadores apurados.

Os resultados deste procedimentos são muito produtivos e depois de pouco tempo, vocês verão que este método se integrará naturalmente sua rotina de trabalho. 

Então, vocês são capazes de adotar esse método e colocar isso tudo na gestão de seu negócio?

Tente, experimente e, se precisar de ajuda, estamos à disposição.

 

Dib Nunes Jr. | Grupo IDEA

dib@ideaonline.com.br 


Fonte: Grupo IDEA