Clipping

Produção de açúcar no CS cai 23,7% na 2ª quinzena de julho; etanol sobe 24,7%

A produção de açúcar no centro-sul do Brasil caiu 23,7 por cento na segunda quinzena de julho, para 2,6 milhões de toneladas, conforme usinas destinam quase dois terços da oferta de cana para a fabricação de etanol, disse nesta quinta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

O mix de produção na última metade de julho foi de apenas 38,5 por cento da disponibilidade de matéria-prima para produção de açúcar, contra 50,4 por cento um ano antes. Já a fatia destinada ao etanol aumentou para 61,5 por cento, de 49,7 por cento em igual período de 2017.

O álcool tem se mostrado mais atrativo para o setor sucroenergético brasileiro há um ano, após mudanças tributárias, instituição de uma política de preços pela Petrobras e queda das cotações internacionais do adoçante.

Conforme a Unica, a produção de etanol na quinzena avançou 24,7 por cento, para 2,6 bilhões de litros, sendo 864 milhões de litros de anidro, usado na mistura com a gasolina, e 1,7 bilhão de hidratado, usado diretamente nos tanques.

No acumulado da safra, iniciada em abril, a produção de álcool apresenta incremento de quase 40 por cento, com 16 bilhões de litros. Já a de açúcar registra queda de 16,3 por cento, com 14,7 milhões de toneladas.

Por José Roberto Gomes


Fonte: Reuters