Clipping

Produção global de açúcar deve cair, mas consumo tende a aumentar, diz USDA

O governo dos Estados Unidos projetou na terça-feira que a produção mundial de açúcar cairá cerca de 9 milhões de toneladas na safra 2018/19, para 185,9 milhões de toneladas, enquanto o consumo global atingirá um recorde.

Em seu relatório bianual, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) disse que o declínio na produção global se deve principalmente ao Brasil, onde os rendimentos foram menores e uma parcela crescente de cana está sendo destinada para a produção de etanol.

A produção brasileira deve cair 8,3 milhões de toneladas, para 30,1 milhões de toneladas, segundo o relatório.

A produção indiana, por sua vez, deve subir 1,8 milhão de toneladas, para um recorde de 35,9 milhões, já que uma parcela maior de terras é dedicada ao cultivo de cana.

Esta é a primeira vez em mais de 15 anos que a produção indiana superará a do Brasil, segundo o relatório.

A maior produção indiana deve impulsionar um aumento nos estoques globais, que tendem a subir para um recorde de 53 milhões de toneladas, mesmo com o aumento do consumo.

O consumo global deverá subir para 176,8 milhões de toneladas, ante 174 milhões de toneladas em 2017/18. Isso representa uma ligeira revisão para baixo frente o relatório de maio, quando o consumo estava previsto em 177,6 milhões de toneladas.


Fonte: Reuters (22/11)