Clipping

Produtores de etanol, bioeletricidade e açúcar fundam associação

Postado em 3 de Abril de 2019
Produtores de açúcar e etanol do Norte, Nordeste, e de unidades de Goiás e do Espírito Santo, criaram a Associação de Produtores de Açúcar e Bioenergia. Ao todo, 30 membros formam a instituição, formada na última segunda-feira com o objetivo de ampliar o debate do setor e suas prioridades. Para os integrantes da associação, há interesses não atendidos no Fórum Nacional Sucroenergético (FNS). O encontro para discutir a implantação da associação aconteceu na sede do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool.
A associação é presidida por Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar Pernambuco. Na presidência do conselho está Pedro Nogueira, presidente do Sindaçúcar Alagoas. "Nós iremos preservar nossa conduta construtiva dentro do Fórum Nacional Sucroenergético, que tem o caráter de reunir entidades de  classe de todo o país. Atuaremos também com as usinas e destilarias do Brasil, com capacidade para chegar de 45 a 50 membros ainda esse ano”, disse Renato Cunha.
Um dos pleitos dos membros da associação é a venda direta de etanol das usinas aos postos, defendida pelo Nordeste através de Cunha e de Alexandre Lima, da Feplana, e atual presidente da Câmara de Açúcar e Etanol do Mapa. A ideia é oposta ao interesse da Unica – que reúne as indústrias do Centro-Sul.

Outra agenda é a discussão sobre a manutenção do imposto de importação do etanol americano, de interesse do Nordeste. Isso porque, o biocombustível de milho americano entra na competição do etanol de cana nordestino. “No nosso planejamento estratégico, focaremos a necessidade de empoderar as teses genuínas da produção nacional, sem xenofobias, mas incrementando a competitividade, a produção nacional, políticas de renda, empregos e sustentabilidade para o nosso segmento. No contexto atual, acentuaram-se nos últimos anos muitas distorções, sobretudo, fruto do desequilíbrio existente nos mercados compradores dos nossos produtos”, concluiu Cunha.
 

Fonte: Diário de Pernambuco