Clipping

Projeção safra cana-de-açúcar 2019/20

Postado em 22 de Janeiro de 2019

O Coeficiente de Produtividade Climática (CPC), desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), indica o efeito isolado do clima nas culturas. Em boa parte do Mato Grosso do Sul e do Paraná, por exemplo, as projeções de CPC indicam possibilidade de perda de acima de 5% na safra que será colhida em 2019. Nos demais Estados, as projeções indicam que as condições do tempo observadas até dezembro apontam que a safra 2019/20 oscilará entre a estabilidade e perdas de até 3% na maioria das regiões.

O Sistema TEMPOCAMPO conta agora com uma nova funcionalidade que permite estimar a produção total da cultura, baseado nas áreas de produção projetadas pelo IBGE e CONAB e no mapa de solos no Brasil, permitindo assim estimar a produção total da cultura em uma dada região

Baseado nessa nova abordagem, o Sistema TEMPOCAMPO prevê que a produção de cana-de-açúcar no Centro-Sul brasileiro deverá ficar entre 576 e 602 milhões de toneladas, considerando os cenários pessimista e otimista, respectivamente.

 

 

 

 

 

 


Fonte: Esalq