Clipping

Raízen Energia já fixou preços de mais de 80% do açúcar e 50% do etanol desta safra

Postado em 26 de Abril de 2020

A Raízen Energia, joint venture entre Cosan e Shell, está com mais de 80% do açúcar programado para esta safra com preços já fixados e também com 50% do etanol hedgeado, segundo Luis Henrique Guimarães, presidente da Cosan, em live promovida nesta quinta-feira pela companhia.

O executivo, que presidia a Raízen até o fim da safra passada, comentou que, em algum momentos no ano passado, os valores hedgeados para o etanol, feito com operações financeiras no mercado futuro de gasolina, chegaram a ficar abaixo dos patamares de suporte do mercado. "Mas continuamos a fazer isso porque acreditamos que o hedge de preços é para enfrentar momentos de volatilidade. Isso valeu a pena”. afirmou

A outra metade da produção de etanol da safra está exposta aos preços fracos do biocombustível no momento, mas o Guimarães disse que a companhia está apostando na estratégia de carregar o produto em seus estoques para conseguir acertar preços e vendas em momentos melhores.

“A estratégia de carregamento é a mais adequada”, afirmou Guimarães, que citou também a possibilidade de aproveitar oportunidades de exportações. “Temos bom acesso [ao mercados externos] que construímos nos últimos anos para acessar preços melhores”.

Ele disse ainda que a produtividade da colheita da safra atual (2020/21), ainda que no início, está mostrando resultados “bem fortes”.

Questionado sobre oportunidades de consolidação no setor sucroalcooleiro, Guimarães afirmou que a companhia não está olhando para essa possibilidade no momento. "Queremos manter as operações funcionando bem”, afirmou. Ele ressalvou, porém, que essa posição não significa que a companhia não vá estudar oportunidades que surgirem.

Por outro lado, ele ressaltou que a Raízen Energia tem uma “posição forte” em trading, o que pode beneficiar a companhia no momento atual de volatilidade.

Segundo Guimarães, consolidação pode ocorrer de outras formas. “Pode ter consolidação fluxos de produtos, de oportunidades quando veem que você tem a melhor posição”, indicou.

 


Fonte: Valor Econômico