Clipping

Realizar o corte no ponto certo da maturação da cana contribui para aumento da ATR

Postado em 26 de Maio de 2020

Para colher a cana na época mais certa de sua maturação, é necessário elaborar uma estratégia de colheita tendo como base o período de maturação

Um dos fatores primordiais para ter maior concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) é colher a cana na época certa, em que está madura. A chamada maturação é o processo fisiológico que envolve a formação de açúcares nas folhas e seu deslocamento e armazenamento nos colmos. 

A maturação da cana se dá quando os colmos completam seu estágio de desenvolvimento e passam a acumular sacarose. A cana no ponto certo de maturação apresenta menor impureza, pois suas folhas estarão secas e sairão com maior facilidade, além do colmo ser menos fibroso por ter porcentagem maior de sacarose.

Para colher a cana na época mais certa de sua maturação, é necessário elaborar uma estratégia de colheita tendo como base o período de maturação. Mas como nem sempre isso é possível, é preciso colocar em prática outras possibilidades, como: adotar variedade de cana que apresentam Período de Utilização  Industrial (PUI) mais longo; utilizar alguns métodos como a fertilização foliar, prática que pesquisadores defendem como forma de manter a fotossíntese da planta, evitando que gaste sacarose no estágio de pré-maturação; ou aplicar maturadores químicos.


Fonte: CanaOnline