Clipping

Safra da Agrocana Caiana, em Lençóis Paulista, contou com caminhão com direção autônoma

O caminhão com direção autônoma operou 24 horas por dia na colheita da cana em. Ao todo, já foram mais de seis mil horas trabalhadas

Nesta terça-feira (04), a CanaOnline viajou para Lençóis Paulista/SP a fim de acompanhar uma operação de colheita mecanizada realizada com um caminhão transbordo dotado de direção autônoma. A tecnologia foi desenvolvida pela Grunner, uma empresa de tecnologia para o campo, e instalada no modelo Axor 3131, da Mercedes-Benz. O veículo fora de estrada já opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar da AgroCana Caiana. Ao todo, já foram mais de seis mil horas trabalhadas, totalizando quase duas safras e meia de excelentes resultados.

O diretor comercial e de marketing da Grunner, Mateus Belei, explica que a direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita. Como benefícios, ele destaca o aumento de produtividade da cultura - que não terá mais suas soqueiras pisoteadas pelos tratores - e uma significativa redução no consumo de combustível quando comparado a operação de transbordo tratorizada.

O profissional ressalta, porém, que o advento da tecnologia não irá resultar em perdas de postos de trabalho. “Os motoristas não serão extintos da operação. Eles continuarão dentro da cabine do caminhão, que passará a ser seu escritório. Dali, eles serão capazes de acompanhar os indicativos e fazer os ajustes necessários em tempo real.”


Fonte: CanaOnline (05/12)