Clipping

Safra da cana será recompensada por bons preços e exportação

Postado em 2 de Fevereiro de 2021

A moagem da cana-de-açúcar da safra 20/21 já foi encerrada para duas das quinze usinas que operam em Alagoas, a Utinga e a Santa Maria.

Fonte: Assessoria

A expectativa, segundo o presidente da Associação dos Plantadores dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Edgar Filho, é que o ciclo seja encerrado em tom de recuperação com a moagem fechada em 17 milhões de toneladas até meados de abril.

De acordo com o presidente da Asplana, a safra conta com melhor política de preço do açúcar VHP, que é considerado ponto forte da produção sucroenergética do Estado. "Devemos repetir a mesma marca do ciclo passado mantendo o perfil de recuperação. Apesar disso, temos como aliado o preço que é melhor nesse cenário de acordo com o câmbio e a alta do dólar, favorecendo a exportação. Isso fará com que essa safra seja recompensada", avaliou Edgar.

Na avaliação do líder dos plantadores, o setor deve encerrar o ciclo pensando na próxima temporada. A explicação para isso está na melhoria dos índices pluviométricos vistos no mês de janeiro. "As chuvas estão melhores no período de verão, o que não tivemos no verão passado; a safra não desenvolveu tanto também por conta disso. Com o verão atual mais chuvoso, a expectativa é que a próxima safra seja bem melhor", apostou.

 


Fonte: Jornal de Alagoas - retirado do Portal CanaOnline