Clipping

Safra deve ser alcooleira, mas com mais açúcar

Postado em 4 de Abril de 2019

A safra de cana-de-açúcar 2019/2020 teve início nesta semana, com projeção de novo predomínio no etanol. Apesar da prevalência do álcool, as usinas da região Centro-Sul devem produzir até 7% a mais de açúcar, no comparativo com o ciclo anterior.

O último período teve vocação alcooleira, por causa da alta competitividade do açúcar no mercado internacional e do cenário interno favorável. Em 2019, estimativas iniciais dão conta de que os produtores não reverterão a tendência em favor do açúcar – a maior parte das usinas da região é híbrida e a definição do produto resultado da moagem depende essencialmente das condições econômicas.

A safra passada terminou com saldo de 25,7 milhões de toneladas de açúcar (queda de 26%) e 29 bilhões de litros de etanol (aumento de 18%).

Elevação 

Ainda com o incremento na produção de açúcar, de acordo com a empresa de consultoria INTL FCStone, as sucessivas altas no preço da gasolina tornam o etanol mais competitivo, o que eleva a tendência de predomínio do álcool combustível. Desde o início do ano, o derivado de petróleo subiu mais de 20%. 

“O preço do etanol hidratado continua atrativo e os consumidores estão optando pelo seu uso”, aponta o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, por meio da assessoria de imprensa.

Os dados mais recentes da moagem em março são pouco animadores. Segundo a entidade, o processamento caiu 53% com relação à primeira metade de março em 2018. Para Rodrigues, “a menor moagem se deve ao menor número de unidades em operação neste ano e ao clima mais chuvoso no início de março, que dificultou a operacionalização da colheita”.

Conforme o censo agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 208 estabelecimentos agropecuários ligados à produção de cana-de-açúcar em Jaú. Em 2017, o Município produziu 2,4 milhões de toneladas da commodity, representando 33,6 mil hectares de área colhida.

No próximo domingo, às 8h, a Associação dos Plantadores de Cana da Região de Jaú (Associcana) promove missa de início da safra, às 8h, no salão de eventos do sítio da entidade.

 

 


Fonte: Jornal Comércio do Jahu