Clipping

Seletora automática melhora performance do sistema MPB

Tecnologia inovadora, que separa mudas de má qualidade e amplia ganhos de usinas e produtores, é uma das atrações do 16º Seminário de Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira

 

A seletora automática de Mudas Pré-Brotadas (MPB) é uma das novas soluções que apresenta grande potencial para elevar a eficiência operacional e aumentar a produtividade na cultura de cana-de-açúcar. Essa tecnologia pode criar condições para que o sistema MPB proporcione ainda mais benefícios para a cana-de-açúcar, resolvendo um dos seus principais gargalos: a separação de mudas de má qualidade.  

“O MPB possui diversas vantagens sanitárias, ambientais e, principalmente, de produtividade. Um dos entraves desta tecnologia, no entanto, é a seleção das mudas antes delas serem plantadas. Nem todas deveriam ser usadas, pois não vão vingar”, observa o engenheiro Fernando Paes Lopes, um dos quatro sócios da Máquinas de Visão e Inteligência Artificial (MVsia), startup de São Paulo que desenvolveu a tecnologia.

O detalhamento das características e diferenciais da Seletora Automática de MPB, que possibilita a ampliação de ganhos financeiros para usinas e produtores de cana, é um dos destaques da programação do 16º Seminário de Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira. O evento – que é uma realização do Grupo IDEA – acontece nos dias 6 e 7 de dezembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto, SP.

A partir do momento que essa tecnologia separa as mudas que não vão se desenvolver, a usina ou produtor conseguirá melhor produtividade no canavial e, consequentemente, haverá redução de custos – ressalta Fernando Lopes. “Além disso, o sistema diminui custo na seleção, que é feita manualmente. Hoje, diversas pessoas pegam muda por muda, olham e fazem a separação. Automatizar esse processo vai representar uma redução de custos bem direta para as empresas. Há os ganhos no campo e no viveiro”, avalia.

Em sua palestra no seminário do Grupo IDEA, o diretor da MVsia falará, entre outros assuntos, sobre os parâmetros visuais utilizados no processo de seleção das mudas. O principal deles é o enraizamento. Há ainda coloração, altura, diâmetro do caule – detalha.

O sistema é composto por uma esteira, onde são colocadas as mudas, uma câmera industrial que fotografa essas mudas e um software que consegue determinar se elas estão boas – ou não – para ir para campo a partir da identificação de todos os parâmetros visuais, que são utilizados na seleção, explica. Um sistema mecatrônico separa as consideradas boas das ruins em caixas separadas.

Outro recurso dessa tecnologia é gerar relatório com dados para a empresa. Pode fornecer informações sobre o percentual de mudas de má qualidade em um determinado mês e os principais problemas apresentados por elas, conforme os parâmetros usados no processo de seleção – exemplifica.

“Essas informações possibilitam a investigação dos motivos que estão interferindo na qualidade da muda e a adoção de medidas, como o aumento de adubo, para corrigi-los”, comenta.

A MVisia começou a desenvolver a seletora de MPB, especificamente para cana, no segundo semestre de 2016 – informa Fernando Lopes. No final do ano passado, lançou um protótipo desse sistema, que é uma adaptação da tecnologia usada para outras culturas, como eucalipto e tomate.      

A Seletora Automática de MPB passou a ter bastante visibilidade com a conquista dos prêmios Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável e também do Seminário Inovacana, realizado em agosto pelo Grupo IDEA.

Um dos próximos passos, para a consolidação dessa tecnologia, deverá ser a implantação de um sistema de grande porte que tenha produtividade para a seleção de uma quantidade em torno de 10 mil mudas por hora – revela.

Para alavancar o sistema e produzir uma máquina muito maior do que o protótipo, a MVsia aguarda a aprovação de um financiamento solicitado à Fapesp e espera firmar parceria com uma grande empresa do setor que tenha interesse em utilizar a tecnologia, observa Fernando Lopes.

 

Serviço:

16º Seminário de Produtividade &

Redução de Custos da Agroindústria Canavieira

Data: 06 a 07 de dezembro de 2017

Local: Centro de Convenções Ribeirão Preto

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999 – Centro – Ribeirão Preto - SP

Mais informações: (16) 3211-4770

E-mail: eventos@ideaonline.com.br

INSCRIÇÕES AQUI 


Fonte: Assessoria