Clipping

Seminário de Mecanização e Produção de Cana está em linha com o RenovaBio

Postado em 3 de Fevereiro de 2020

Para obter remuneração por meio do RenovaBio, o setor precisará descarbonizar a produção de etanol. E as máquinas agrícolas têm grande peso nesse processo

Quase 200 unidades sucroenergéticas já se inscreveram no RenovaBio – Política Nacional de Biocombustíveis. O objetivo das empresas é obter uma renda extra com a comercialização de Créditos de Descarbonização (CBIos). Mas, para isso, é preciso comprovar que estão reduzindo a emissão de carbono na produção de etanol.

Com o RenovaBio são estabelecidas pelo governo metas anuais obrigatórias de redução da emissão de gases poluentes. As metas são quantificadas por meio dos CBios.  A quantidade de litros necessários para a emissão de um CBio varia de 661,81 a 1.288,66, o valor aumenta em decorrência da menor eficiência.

Por isso, os gestores estão revendo as várias etapas de produção, para torna-las mais eficientes e menos carbonizadas. E as operações agrícolas têm um papel relevante nessa “caça” à descarbonização. Entre elas está o uso do diesel como combustível nas colhedoras de cana, tratores, pulverizadores e caminhões, considerado como o principal responsável pelas emissões de carbono no campo.

Assim, a adoção de boas práticas e novas tecnologias são fundamentais nessa missão de descarbonização do setor. E as melhores soluções nesse sentido poderão ser conferidas no 22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana, o maior evento sobre mecanização e produção canavieira do mundo. “O seminário de mecanização é onde o setor se reúne para começar a safra com objetivos em comum. São mais de 12 horas de palestras técnicas que trazem soluções tangíveis para os principais gargalos do segmento e apresentam novos modelos e técnicas de produção que estão dando certo nas usinas brasileiras”, afirma o idealizador do evento, Dib Nunes Jr presidente do Grupo IDEA.

Paralelamente ao seminário, é realizado a “Mostra de Máquinas e Equipamentos Agrícolas”, que, ano após ano, reúne os principais lançamentos e equipamentos consagrados voltados à produção de cana. Nesta edição, são esperados mais de 20 expositores.

O 22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana será realizado nos dias 22 e 23 de setembro no Centro de Eventos Taiwan de Ribeirão Preto/SP. Confira mais informações em http://materiais.ideaonline.com.br/mecanizacao2020.

Por Luciana Paiva

 

Serviço:

22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana

Data: 22 e 23 de setembro de 2020

Local: Centro de Eventos Taiwan de Ribeirão Preto/SP

Mais informações: (16) 3211-4770

E-mail: eventos@ideaonline.com.br

Inscrições: https://doity.com.br/mecanizacao


Fonte: CanaOnline e Comunicação Grupo IDEA