Clipping

Setor canavieiro perde, no mínimo, 15% de sua produção todos os anos por causa dos nematoides

O 15º Insectshow - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana – destacará as mais eficientes formas de controle dos nematoides

“Independentemente de onde se planta cana-de-açúcar no Brasil, haverá nematoides no solo.” A afirmação vem de especialistas no tema, como a pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Leila Luci Dinardo-Miranda. “Essa praga já tomou proporções alarmantes, estando presente em mais de 70% dos canaviais.” 

Embora sejam recorrentes desde os primórdios da agricultura mundial, os nematoides ainda são extremamente negligenciados pela maioria dos produtores rurais. Isso ocorre porque são invisíveis a olho nu. E as ações para o seu controle só acontecem quando o canavial já está tomado pela praga, quando o correto é adotar técnicas de manejo que não favoreçam os nematoides, que, cedo ou tarde, irão surgir.

No Brasil, quatro espécies atacam a cana-de-açúcar, são os das galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica) e os das lesões radiculares (Pratylenchus zeae e P. bracyurus).  De todas, a pesquisadora do IAC ressalta que a Pratylenchus zeae deve ser considerada como a mais importante para a cultura, pois é frequentemente encontrada em populações altas o suficiente para causar danos. Segundo Leila, é difícil analisar uma área de cana e não encontrar infestações dessa espécie.

Na verdade, Os Meloidogyne são apenas mais patogênicas para a cana do que Os Pratylenchus, ou seja, são necessárias populações menores de M.incógnita e  M.javanica para causar os mesmos danos de altas populações de P.zeae e bracyurus. Todavia, é muito mais fácil encontrar altas populações de P.zeae do que de M. incógnita ou M. javanica.”

Devido sua relevada importância para a cadeia produtiva de cana-de-açúcar, os nematoides serão um dos destaques da programação do 15º INSECTSHOW - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana, que acontece nos dias 17 e 18 de julho, em Ribeirão Preto. Na ocasião, serão debatidas as melhores técnicas de manejo adotadas por usinas e empresas agrícolas brasileiras. O evento é uma realização do Grupo IDEA.

Serviço

15º INSECTSHOW - Seminário sobre o Controle de Pragas da Cana

Data: 17 e 18 de julho de 2019

Local: Centro de Eventos do Ribeirão Shopping - Ribeirão Preto/SP

Mais informações: (16) 3211-4770 - E-mail: eventos@ideaonline.com.br 

Inscrições: https://insectshow.ideaonline.com.br/ 

 


Fonte: CanaOnline