Clipping

Setor lamenta demissão do criador do RenovaBio de Ministério Minas e Energia

Postado em 22 de Setembro de 2020

“Sem Miguel o Renovabio não estaria no patamar que se encontra hoje”, afirma Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana

A notícia de que Miguel Ivan Lacerda não é mais diretor do departamento de biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME) pegou o setor sucroenergético de surpresa e o fato foi muito lamentado, uma vez que é considerado o “pai do RenovaBio”, o Programa Nacional de Biocombustíveis.

Miguel Ivan assumiu o cargo em novembro de 2016 e logo começou a trabalhar no desenvolvimento do programa. Ele comandou o departamento durante a regulamentação, estruturação e implementação do RenovaBio, que está em vigor desde 24 de dezembro de 2019.

A demissão de Miguel Ivan gerou notas por parte de entidades do setor como a

Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) que se solidarizou com o profissional, destacando que ele é um dos principais criadores e gestores do Renovabio.

A Feplana lamentou também a forma como o Ministério de Minas e Energia conduziu a demissão, “sem aviso prévio, da respectiva diretoria do Departamento de Biocombustíveis, de onde atuava desde a gestão do ministro Fenando Bezerra Coelho, ainda na gestão do governo Temer, quando conseguiu formular e viabilizar a criação do RenovaBio no País.”

“Sem Miguel, o Renovabio não estaria no patamar que se encontra hoje. Obvio que contou com toda uma equipe e parceiros importantes. Miguel difundiu o RenovaBio não somente no Brasil, mas em todo o mundo por meio deste programa socioeconômico e ambiental – única iniciativa do gênero do governo para cumprir as metas da Conferência do Clima da ONU (COP21), ao estimular toda a cadeia produtiva do etanol para retirar CO² da atmosfera”, fala Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana.

A jornalista Luciana Paiva, editora da CanaOnline, também lamenta a demissão de Miguel Ivan, o agradece pelo empenho na elaboração e aprovação do RenovaBio e por se dedicado na análise das informações sobre o programa narrado na história O Brasil do RenovaBio, que compõe a edição 10 da revista em quadrinhos Turma do Caninha, escrita pela jornalista e que tem o objetivo de apresentar o mundo da cana-de-açúcar aos brasileirinhos.

 


Fonte: CanaOnline