Clipping

Sindicato Rural de Uberaba recebe reunião da Comissão Técnica de Cana-de-açúcar da FAEMG

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG possui diversas Comissões Técnicas, como café, queijo, grãos, pecuárias leiteira e de corte. Uberaba, por ser uma das principais produtoras de cana-de-açúcar do estado, recebeu a reunião com integrantes da Comissão de Cana-de-açúcar que é composta por entidades, associações e produtores ligados ao setor sucroenergético do estado de Minas Gerais como: FAEMG, Sindicato Rural de Uberaba, Canacampo, Canavale, Canacop. “Nosso objetivo é reestruturar a Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar da FAEMG. Tivemos a presença de todos os convidados, que são pessoas atuantes que vão agregar muito às propostas que serão levadas para a FAEMG. Em breve, teremos resultados positivos com esta nova Comissão Técnica”, disse o presidente da Comissão de Cana-de-açúcar, Nelson Krastel.

Durante a reunião foram discutidos assuntos como a reestruturação da Comissão, os custos de produção da safra 15/16 e perspectivas para a safra 16/17, que foram apresentados pelos analistas da PECEGE/ESALQ-USP (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), atualização da CONSECANA, escolha do local e data para o “Dia de Mercado – cana-de-açúcar”, evento realizado pela FAEMG. Além das discussões, foi feita uma explanação sobre a importância da renovação dos canaviais e, também foram tratados assuntos gerais como: Funrural, linhas de crédito, preços elevados dos cartórios, entre outros.

De acordo com a analista de Agronegócios da FAEMG, Ana Carolina Gomes, os pontos tratados foram de grande relevância para o interesse do produtor: “Durante a apresentação do panorama dos custos de produção surgiu uma proposta para reformularmos a metodologia de apuração dos dados (painéis do Projeto Campo Futuro) e assim, iremos retratar com mais precisão a realidade e cenários do produtor mineiro. Além disso, foi discutido o formato dos valores do Consecana, da transparência do relacionamento (do modelo de precificação da cana e o quanto os produtores têm recebido). O que precisamos é de políticas mais estruturadoras para o setor e fortalecer ações efetivas para o benefício do seguimento de cana-de-açúcar em geral ”.

Ainda segunda a analista de Agronegócios da FAEMG, a probabilidade é que o “Dia de Mercado – cana-de-açúcar” aconteça em 9 de agosto, antes da abertura da 9ª Canacampo Tech Show. “Este evento gratuito é para levarmos informações e as atualizações aos produtores, com a apresentação de especialistas e novas tecnologias. Teremos muito trabalho, com várias agendas, propostas e encaminhamentos”, esclarece Ana Carolina. 

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Romeu Borges Júnior, será muito importante que as reuniões da Comissão Técnica de Cana-de-açúcar da FAEMG sejam realizadas em nossa região: “Somos os maiores produtores de cana-de-açúcar do estado e, com certeza, daqui sairão importantes decisões para o setor”.

Por Viviane Santana 


Fonte: FAEMG - retirado do site CONEWS