Clipping

Suíça envia ao Brasil documentos de esquema de corrupção na Venezuela

Dirigentes chavistas teriam usado empresas brasileiras para desviar mais de 80 milhões de reais - parte desses recursos acabaram em contas secretas na Suíça

O Tribunal Federal da Suíça informou nesta sexta-feira a autoridades brasileiras que enviou ao país extratos de contas e documentos de operações financeiras que podem ser o elo entre propinas pagas por empresas brasileiras à estatal venezuelana PDVSA e à cúpula do governo de Hugo Chávez. A decisão de enviar os documentos para procuradores do Rio Grande do Sul, responsáveis pelo início das investigações do caso, foi tomada no dia 24 de outubro, mas só foi divulgada nesta sexta-feira.

Na origem do esquema, estava a PDVSA Agrícola, braço da gigante estatal do setor de petróleo que expandiu sua atuação para outros setores da economia durante a presidência de Hugo Chávez. Dirigentes chavistas teriam usado um esquema no Brasil para desviar mais de 80 milhões de reais – parte desses recursos acabaram em contas secretas na Suíça.

O esquema envolvia a exportação de insumos e máquinas agrícolas superfaturados para a Venezuela. A diferença de valores foi parar no bolso de diretores de estatais venezuelanas e alimentou pelos menos quatro empresas offshore. A suspeita, porém, é de que a operação no setor agrícola seja apenas uma parcela de um esquema mais amplo da atuação da PDVSA no Brasil, inclusive com construtoras nacionais.

 


Fonte: Revista Veja Online