Clipping

Tecnologia Multibacter®: Uso de altas doses de bactérias benéficas na Cana – Por Elton Martins

Postado em 2 de Setembro de 2019

Uma renovada visão sobre a utilização de produtos biológicos vem ganhando força e, cada vez mais, ciência pelo setor sucroenergético. Os microrganismos benéficos representam a maior fração da microbiota do ambiente, sendo os patogênicos apenas uma pequena fatia das espécies microbianas existentes.

O isolamento e seleção de bactérias com atividades benéficas às plantas tem longa data de estudos, no entanto, sua aplicabilidade no Brasil vem ganhando escala e diversidade apenas nos dias atuais. Alguns setores da agricultura como a horticultura, olericultura e fruticultura têm utilizado tais ferramentas há mais tempo. Isso devido à maior exigência do consumidor e maior rendimento econômico por área, o que lhe permite usar altas doses.

O uso de doses suficientemente adequadas à eficácia do manejo, muitas vezes, inviabiliza seu uso em culturas de escala como a cana-de-açúcar.

Neste contexto, com o intuito de contribuir para o aumento de tal eficácia dos produtos biológicos nestas culturas, a Agrobiológica Soluções Naturais criou uma forma de levar ao campo, quantidades inundativas de bactérias benéficas a baixos custos.

Utilizando um sistema de multiplicação de fácil manuseio, o produto Multibacter® - um meio de cultura para crescimento bacteriano - possibilita a bioprodução de suspensão bacteriana dentro da unidade de produção de Cana. Partindo de um inóculo desejado, proporcionamos a multiplicação desta bactéria gerando a relação de produção de 5:1.000, ou seja, com apenas 05 litros de inóculo bacteriano, é possível gerar 1.000 L da mesma produzindo equivalente concentração de 109 UFC/ml em apenas 24 ou 48 horas de processo.

O resultado dessa tecnologia de multiplicação foi reduzir significativamente o custo do insumo biológico, o que viabilizou o aumento da dose aplicada em campo de 5 a 10 vezes a mais que a dose anterior para alcançarmos a garantia de sua eficácia e ampliação do manejo biológico dentro do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Todos os parâmetros de aplicabilidade dos produtos biológicos (de base bacteriana) foram alterados porque modificamos uma variável muito importante: a dose!

Bactérias passíveis de Bioprodução Própria pelo Sistema Multibacter®:

Bactéria

Função Principal

Bacillus subtilis

Bacillus licheniformis

Bacillus methylotrophicus

Controle de nematoides, controle de doenças de parte aérea, solubilização de nutrientes e produção de fitormônios, indução de resistência sistêmica

Azospirillum brasiliense

Nitrospirillum amazonense

Fixação Biológica de Nitrogênio, produção de fitornônios, como auxinas, solubilização de nutrientes

Bacilllus thuringiensis var. Kustaki, var. Aizawai

Controle de Lepidópteros como Diatrea saccharalis, Hyponeuma tautula, etc

Chromobacterium subtsugae

Controle de insetos sugadores como cigarrinhas

Bacillus aryabhattai

Aumento da tolerância ao déficit hídrico

Pseudomonas fluorescens

Controle de doenças de solo

 


Fonte: Assessoria Agrobiológica