Clipping

Terceiro Eixo muda colheita e amplia ganhos de usinas e produtores

A inclusão desse sistema no manejo varietal será debatida no 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar em Ribeirão Preto

O interesse pela Matriz Tridimensional, mais conhecida como Terceiro Eixo, tem aumentado de maneira significativa. E isto não ocorre por acaso. Esse sistema de alocação de variedades e planejamento da colheita de cana-de-açúcar cria condições favoráveis para a elevação da produtividade agrícola e para o aumento da longevidade do canavial. Usinas e produtores estão cada vez mais interessados em entender e dominar essa prática, que se baseia em um conceito bastante simples, o prolongamento de ciclo da cultura, mas, apresenta uma certa complexidade em sua execução. 

Para dirimir dúvidas e superar dificuldades sobre este sistema, o 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar terá em sua programação de palestras e debates, a abordagem sobre “como incluir o Terceiro Eixo no manejo varietal”. O evento, que é uma realização do Grupo IDEA, acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, em Ribeirão Preto, SP.

Esta estratégia, que não é nova, contempla o planejamento de corte de cana de acordo com prolongamento da idade do canavial. O IAC, que despertou para esta estratégia de colheita, recomenda por exemplo, iniciar a corte pelas canas mais novas, ou seja, por toda a cana planta, seguida das socas de segundo corte e, posteriormente, no terceiro. Quando este sistema for possível, vai trazer ganhos significativos no açúcar por hectare.

Para que o canavial tenha um período mais longo de crescimento, a colheita de uma determinada área deve ser realizada sempre com um mês depois no ano seguinte. Se em 2018 o corte ocorreu, por exemplo, em julho, no próximo ano precisará ser em agosto. Com essa medida, ganha-se um mês na idade do canavial, o que possibilita a obtenção de uma melhor maturação e a elevação da produtividade.

A Matriz Tridimensional não fica restrita ao conceito de canas precoces, médias e tardias. Nessa nova metodologia, uma cana tardia pode acabar sendo colhida no começo da safra.

Um dos principais fundamentos do sistema se baseia nos ganhos de produtividade em decorrência da redução da exposição do canavial ao déficit hídrico.

Em decorrência disto, o “ciclo da cana” passou a ser considerado em 2006 o terceiro eixo da Matriz Tridimensional, que é uma evolução da Matriz Bidimensional, desenvolvida há mais de 20 anos pelo IAC. A Bidimensional é baseada em dois fatores: ambiente de produção (favorável, médio e desfavorável) e época de colheita (outono, inverno e primavera).
O 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar vai ser uma ótima oportunidade para produtores e profissionais de usinas entenderem os benefícios proporcionados pela utilização do Terceiro Eixo no manejo varietal e no planejamento da colheita. Segundo especialistas, a cada 100 mm de redução de déficit hídrico no ciclo da cultura, é possível aumentar a produtividade de 7 a 10 toneladas de cana por hectare.

Além da Matriz Tridimensional, o evento do Grupo IDEA abordará diversos temas, que proporcionam ganhos importantes para a cultura, entre os quais: planejamento varietal em grandes blocos de colheita, comportamento varietal diante de seca prolongada; escolha de variedades para ambientes desfavoráveis; respostas diferenciadas das variedades a estimulantes, maturadores e adubos foliares; as melhores variedades do momento; herbicidas sobre MPB: reação das variedades aos ataques de Colletotrichum, ferrugens e carvão e outras estratégias sobre manejo varietal.

Haverá ainda o lançamento de novas variedades e a apresentação de resultados de ensaios com novos materiais de empresas e instituições de pesquisa.

Referência no setor sucroenergético, o 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar está com as inscrições abertas e podem ser feitas aqui .

Quem fizer a inscrição até 03 de outubro – quando será encerrado o segundo lote – terá preço especial.

 

Serviço

12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar

Data: 17 a 18 de Outubro de 2018
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP
Mais informações: (16) 3211 4770
E-mail: andrea@ideaonline.com.br


Fonte: CanaOnline