Clipping

Tereza Cristina: ministério prepara decreto para levar assistência técnica (s/defensivos) até a ponta

Postado em 7 de Agosto de 2019

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o governo prepara um decreto para aumentar o treinamento de agricultores no uso de defensivos agrícolas. O secretário de Defesa Agropecuária da pasta, José Guilherme Leal, disse que a ideia é que esses treinamentos sejam obrigatórios no futuro, mas que haverá um período de transição.

Já a ministra disse que a ideia central é mobilizar entidades para oferecer treinamentos na ponta, como sindicatos rurais e outros. “Vamos fazer campanha; tem que ir pro convencimento. No Brasil, está cheio de lei que não pegou. Estamos pensando em maneiras de democratizar e chegar até a ponta”, afirmou.

Reavaliação 

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Porto, disse que a agência lançará em breve uma nova metodologia para reavaliação de agrotóxicos no Brasil. A ideia é estabelecer critérios para definir a ordem de análise, priorizando produtos que podem ser mais tóxicos. “Vamos juntar tecnologias para reduzir o padrão de toxicidade do Brasil”, afirmou.

Ele lembrou que, entre 2006 e 2019, foram reavaliados 16 ingredientes, dos quais 12 foram banidos.

Por Lorenna Rodrigues

 


Fonte: Estadão Conteúdo