Clipping

Trump isenta três refinarias de mistura de biocombustível e revolta produtores

Postado em 21 de Janeiro de 2021

Nas últimas horas de governo de Donald Trump, a gestão da Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês) isentou três refinarias de suas obrigações de mistura de biocombustíveis. A medida enfureceu os produtores de renováveis.

Na noite de ontem, a agência concedeu a duas refinarias isenções correspondentes aos mandatos de 2019. Uma terceira isenção, referente a um mandato de 2018, foi dada a uma refinaria cuja isenção já havia sido negada na Justiça.

A Associação de Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês) calcula que as três isenções livraram as refinarias da obrigação de comprovar, ao todo, uma mistura de 250 milhões de galões. A entidade acredita que o novo governo, comandado pelo democrata Joe Biden, vai reverter as novas concessões.

"Essa tentativa à meia-noite do governo Trump de prejudicar o Padrão de Combustíveis Renováveis e sabotar a recuperação da indústria do etanol da pandemia da covid simplesmente não pode ser permitida", afirmou Geoff Cooper, presidente da RFA, em comunicado.

As isenções foram concedidas apenas duas semanas após a Suprema Corte americana anunciar que iria rever a decisão de um tribunal de apelação que considerou que outras três isenções concedidas pela EPA haviam excedido sua autoridade.


Fonte: Valor Econômico