Clipping

UE diz que oferta ao Mercosul está feita

O comissário europeu de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, afirmou ontem que a “bola está no campo” dos países do Mercosul para firmar um acordo comercial com a União Europeia (UE). A informação é da EFE.

“Volto a pedir aos países do Mercosul que moderem suas expectativas sobre seus produtos sensíveis”, afirmou o comissário após uma reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da UE, realizada em Luxemburgo.

Os produtos sensíveis a que o comissário se referia eram o etanol e a carne bovina, mercados que o Mercosul quer que sejam abertos. A UE, contudo, ofereceu no último dia 27 ao bloco sul-americano a possibilidade de uma cota agregada de 70 mil toneladas de carne - 35 mil fresca e 35 mil congelada - e de 600 mil toneladas de etanol. O Mercosul, no entanto, considerou a proposta “insuficiente”.

Hogan considerou que as atuais importações de carne do bloco já representam uma “quantidade substancial”, com 230 mil toneladas, que somam 75% dos produtos chegados na região.

“Agora a oferta já está feita e os países do Mercosul têm que responder. A bola está no campo deles e temos que ver que ambições terão na hora de firmar um acordo com a UE, se serão capazes de fazer uma oferta substancial em relação aos nossos interesses”, explicou o comissário.

Confiança - Após a realização de uma nova rodada de negociações na semana passada em Brasília, a União Europeia segue confiando em firmar ainda neste ano um acordo sobre as principais linhas de negociação do pacto. Os negociadores dos dois blocos voltarão a se encontrar em Brasília em novembro. E, caso necessário, haverá um novo encontro no início de dezembro, em Bruxelas.
 


Fonte: Diário do Comércio