Clipping

União Europeia sinaliza com nova proposta a Mercosul

De acordo com o site Valor Econômico, a União Europeia pretende apresentar uma nova proposta ao Mercosul com vistas a uma maior aproximação econômica entre os dois blocos já nas próximas semanas.

Os dois itens de maior relevância na agenda, informa a matéria, são a carne bovina e o etanol, que têm recebido forte resistência por parte dos europeus. No entanto, ainda segundo o Valor, fontes ligadas a Bruxelas (Suíça), afirmam que o bloco europeu está disposto a oferecer cotas anuais que podem variar entre 90 e 100 mil toneladas para a carne bovina e de 600 mil toneladas para o etanol.

 Segundo o presidente da Argentina, Maurício Macri, “é hora de adotar uma postura de maior abertura. “Até agora, o Mercosul tem sido a região mais fechada e protecionista do mundo. Entendemos que isso não ajudou a reduzir a pobreza“, mas para que uma aproximação efetiva ocorra, lembra o ministro da agricultura do Brasil, Blairo Maggi, a Europa precisa sinalizar com cotas que atendam os interesses de todos os países do bloco sul-americano.


Fonte: Cenário MT