Clipping

Unibras vai reabrir usina da Brasil Ecodiesel

Postado em 27 de Setembro de 2019

A Unibras pode reabrir a antiga usina da Brasil Ecodiesel no município de Floriano (PI), a partir de outubro. Projeto foi pauta de reunião entre o secretário do Desenvolvimento Econômico do Piauí, Igor Néri, e o gerente de Produção da Unibras, Anderson Lange. Retomada é orçada em R$ 60 milhões.

A usina foi originalmente projetada para processar mamona, mas a agora a ideia é usar a soja. A usina tem capacidade de produção 90 milhões de litros de biodiesel por ano.

"Os dirigentes da Unibras atestaram que a soja é mais viável para esse tipo de combustível, sendo de maior produtividade e mais competitiva. Ainda assim, pretendemos reaproveitar a mamona da região e tentaremos inseri-las em algumas etapas da produção do combustível", disse Néri.

A mamona foi a principal rota para produção de biodiesel no programa lançado pelo governo do ex-presidente Lula, com o objetivo deslocar parte do consumo de diesel interno.

Surgiram diversas empresas para desenvolver projetos para a produção de biodiesel a partir da mamona, entre elas a Petrobras Biocombustível e a Brasil Ecodiesel. Estudos posteriores indicaram que a rota não era o melhor caminho para a produção do biocombustível e várias dessas empresas quebraram.

 


Fonte: Epbr