Clipping

UNICA participa da conferência Bonsucro Global Week, na Tailândia

A assessora sênior da presidência da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para assuntos internacionais, Géraldine Kutas, participou, entre os dias 11 e 14 de março deste ano, da Bonsucro Global Week, na Tailândia. A participação da UNICA na Conferência foi possível por meio do convenio da entidade com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A representante da UNICA também é presidente do conselho de administração da Bonsucro e afirmou, durante abertura do evento, que “a cana-de-açúcar tem tudo a ver com energia, uma doce energia. Ela é usada para produzir açúcar, etanol, melaço, bioeletricidade e novos produtos que se inserem na bioeconomia, a exemplo dos bioplásticos. Precisamos adequar nossas práticas e demostrar o quanto sustentável somos”, disse.

Também foram apresentados dados do impacto da certificação da Bonsucro, que tem como objetivo definir princípios, critérios, indicadores e padrões para a produção de cana-de-açúcar com base em desempenho. De acordo com o levantamento, membros certificados conseguiram atingir uma produtividade mais elevada dos que os não certificados. Além disso, empresas certificadas há mais de quatro anos reportam 40% menos de acidentes de trabalho do que as empresas que acabam de ganhar a certificação.

Em 2019, a Bonsucro irá rever seu código de conduta, além de lançar uma plataforma de comercialização de créditos. De acordo com Géraldine, a participação das usinas brasileiras será muito importante para garantir que o sistema seja aprimorado e incorpore melhorias contínuas.

TAILÂNDIA
No período, Geraldine Kutas também teve oportunidade de encontrar com representantes do setor de açúcar tailandês e conversar sobre as reformas necessárias no regime açucareiro do país.

Em 2016, o Brasil abriu consultas na Organização Mundial do Comércio (OMC) por considerar distorcivas as políticas tailandesas de apoio ao setor açucareiro no comercio internacional. A medida foi efetiva e a Tailândia optou por reformar seu sistema para evitar a abertura de um painel no órgão de solução de controvérsias da Organização. As mudanças, no entanto, caminham a passos lentos devido ao processo político tailandês.

A UNICA mantém contato regular com entidades envolvidas para se certificar que as reformas avançam na direção correta.

BONSUCRO
A Bonsucro é uma plataforma multi-stakeholder única em que toda a cadeia discute como melhorar a sustentabilidade do setor e criar programas que envolvam todos os membros para atingir esse objetivo.

O Brasil é o país com o maior número de produtores certificados Bonsucro (64). Desses, 60 são membros da UNICA.

PROJETO
A Apex-Brasil e a ÚNICA publicaram, em fevereiro de 2008, estratégia para promover a imagem dos produtos sucroenergéticos no exterior, em especial do etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. As duas entidades assinaram um convênio que prevê investimentos compartilhados. O projeto pretende influenciar o processo de construção de imagem do etanol e demais derivados da cana junto aos principais formadores de opinião mundial, bem como empresas de trading, potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores.

 

 

Fonte: UNICA