Clipping

UNICA representa agroindústria em fórum do Mercosul

Postado em 5 de Abril de 2021

O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão, foi indicado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) como um dos representantes da agroindústria no Fórum Empresarial do Mercosul. O evento, que foi retomado pela presidência pro tempore do bloco, exercida pela Argentina, tem como objetivo envolver diretamente as comunidades empresariais nas discussões sobre a realidade, os desafios e os rumos do processo de integração do acordo.

Fabrizio Rosam, da Aprosoja Brasil, e João Sampaio, da Sociedade Rural Brasiliera, também irão compor o setor agroindustrial nas discussões.

O executivo da UNICA afirma que o acordo comercial sul-americano, que completou 30 anos no mês passado, precisa ser fortalecido. Segundo ele, o fórum é uma boa oportunidade de discutir e avançar na ampliação das relações comerciais.

“Desde o surgimento do Mercosul o açúcar está fora da integração econômica e tarifaria do bloco. São mais de dez mil itens negociados e o açúcar permanece como exceção ao livre-comércio. Precisamos avançar”, reforçou Leão.

Fórum

O Fórum Empresarial do Mercosul reúne autoridades, empresas e entidades setoriais dos seis membros do bloco (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela) e debate a ampliação de negócios e investimentos e a integração das cadeias produtivas entre os países.

 


Fonte: UNICA (01/04)