Clipping

Usina Guaíra diminui infestação de broca-de-cana e reduz perdas em mais de R$ 50 milhões

Desde setembro de 2013, a Usina Açucareira Guaíra utiliza o software SmartBio - da SmartBreeder em parceria com a Syngenta - para realizar o manejo integrado de broca-da-cana.

Após a adoção do programa, o índice de infestação da praga caiu de 6.1% para 1.3% em 2018.

O SmartBio promete revolucionar o manejo de pragas e doenças da cana-de-açúcar, devido a sua capacidade de gestão de dados, que pode chegar a mais de três milhões.

Através da análise do banco de dados de cada usina, cruzando fatores de susceptibilidade as pragas e doenças, como variedade, clima, fertilidade e histórico de cada talhão, o SmartBio entrega mapas de favorabilidade, que indicará com alto grau de confiabilidade onde e quando haverão infestações de cada uma daquelas pragas e doenças.

“O SmartBio é uma excelente ferramenta para evoluir o manejo de controles de pragas e doenças de cada usina. O grau de confiabilidade é de 95%, ou seja, se ele apontou que aquela área é altamente suscetível a determinada praga naquele período, pode ir lá que vai achar o inseto”, afirma Leandro Boncompagni, da área de marketing da Syngenta.

Outro benefício entregue pelo SmartBio é o aumento da área monitorada com a mesma equipe e com muito mais eficiência. “A mesma unidade chega a monitorar até 2,5 vezes mais áreas com a adoção do software.”

Esses resultados foram apresentados por Mateus Sebastião Gonçalves da Silva, da Usina Guaíra, no 14º Insectshow que acontece até amanhã em Ribeirão Preto/SP
  


Fonte: CanaOnline