Clipping

Usina São Manoel adota plataforma digital e melhora gestão agrícola

A inovação reduz custos, melhora os processos e agiliza a tomada de decisão

Prêmios de unidade sucroenergética mais sustentável não faltam para a Usina Açucareira São Manoel, localizada em São Manuel, SP. Sua base do modelo de negócios é a gestão focada no aumento da eficiência com foco na redução dos custos de produção.

A usina estruturou uma área dedicada à sustentabilidade, responsável por dar o suporte necessário aos gestores em seus processos. E publicou seu primeiro balanço social em 2007, seguindo os padrões de sustentabilidade do Global ReportingInitiative (GRI), que contempla indicadores econômicos, sociais, ambientais e de governança.
Práticas sustentáveis foram adotadas como a reutilização de 96% de toda água utilizada no processo industrial, com essa indicação a usina tem indicadores de 0,7m3 de água por tonelada de cana, um dos menores índices do Brasil.

Atualmente, a moagem da São Manoel está em torno de 4,3 milhões de toneladas de cana e investimentos importantes em tecnologias de ponta são realizados para viabilizar o aumento de produtividade e disponibilidade operacional de seus processos. Outro grande diferencial da empresa é seu empenho em qualificar sua equipe de profissionais, visando a conscientização para um resultado sustentável.

Capacitados, motivados e, em um ambiente que estimula o desenvolvimento de inovações, os profissionais da São Manoel criam soluções para melhorar a eficiência do processo. É o caso do Solo System, sistema que tem cuidado de todos os processos de aplicação em taxa fixa e variável da Usina. Segundo o engenheiro agronômico de planejamento e controle da Usina, Guilherme Guine Ferreira, a plataforma auxilia no planejamento da amostragem de solo, como, por exemplo, na seleção das áreas a serem amostradas no dia, bem como na roteirização do trajeto do campo.

“Além disso, ele faz uma cerca eletrônica ao redor do ponto de coleta, que traz uma confiabilidade no processo como um todo”, diz Guilherme. Posteriormente, todas as amostras são identificadas com código de barra, o que garante a rastreabilidade dos dados na fase de campo, laboratório e escritório.

Outra vantagem do Solo System é o fato de ele permitir que os laboratórios enviem os dados através de uma plataforma única, onde são feitas validações prévias garantindo a segurança e qualidade da informação que será utilizada para recomendação agronômica.


Fonte: CanaOnline