Clipping

Uso de agricultura de precisão reduz o custo de produção de cana, mas é preciso saber como utilizá-la

Postado em 18 de Fevereiro de 2020

Agricultura de precisão: da máquina ao produtor de cana-de-açúcar será um dos temas do 22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana

O setor sucroenergético já pode usufruir da tecnologia para planejar a produção agrícola, reduzir custos, aumentar a produtividade, diminuir os impactos ambientais, encontrar os pontos mais produtivos do solo, identificar os locais da lavoura onde incidem pragas e doenças. Além de aumentar a capacidade de prever questões climáticas são alguns dos benefícios apontados com o uso de tecnologias da chamada agricultura de precisão.

Para especialistas na área, a agricultura de precisão é a base, o alicerce fundamental para a próxima agricultura, chamada de agricultura digital ou agricultura inteligente. Não se faz agricultura digital ou inteligente sem dados, sem informação. Se o agricultor não adotar a agricultura de precisão, dificilmente haverá avanço na agricultura de uma forma geral.

A eficiência da gestão da propriedade agrícola depende de informações e da precisão do mapeamento do solo e da lavoura. Quanto mais dados, melhor será o diagnóstico sobre a variabilidade do solo ou de outros aspectos relacionadas à produção.

Com o auxílio dos dados coletados pelas novas tecnologias, o produtor não precisa plantar a mesma quantidade de sementes ou aplicar defensivos na área total da propriedade, apenas no local de incidência de doença ou praga, por exemplo.

Encontrar a aptidão do solo e potencializar da melhor forma a lavoura é o elemento fundamental que faz com que a agricultura de precisão dê retorno econômico. Mas é preciso saber como usufruir de todo o potencial oferecido pelas modernas tecnologias.

Quem quer saber mais sobre o assunto, não pode perder o 22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana, que o Grupo IDEA realizará nos dias 1º e 2 de abril em Ribeirão Preto. Faz parte da programação do evento o tema: Agricultura de precisão: da máquina ao produtor de cana-de-açúcar.

Serviço

22º Seminário de Mecanização e Produção de Cana

Data: 01 e 02 de abril de 2020

Local: Centro de Eventos Taiwan de Ribeirão Preto/SP

Mais informações: (16) 3211-4770

E-mail: eventos@ideaonline.com.br

Mais informações em http://materiais.ideaonline.com.br/mecanizacao2020

 


Fonte: CanaOnline