Clipping

Vacinação contra Covid: agro quer prioridade para produtores rurais

Postado em 19 de Janeiro de 2021

Sindicato defende que após serem vacinados os profissionais da saúde, agricultores e pecuaristas precisam ser imunizados para não colocar a safra e a oferta de alimentos em risco

O Sindicato Rural de Campos de Júlio, em Mato Grosso, enviou um ofício à Secretaria de Saúde do município solicitando que produtores rurais sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, após os profissionais da saúde serem imunizados.

Presidente do sindicato, o comentarista Glauber Silveira afirma que durante toda a pandemia foi defendido que a agropecuária não pode parar, pois o alimento precisa chegar na mesa dos brasileiros e de outras nações.

“Agora, o Ministério da Saúde publica algo [o Plano Nacional de Imunização] e parece ter se esquecido desse setor tão importante. Estamos em momento de safra, com a pandemia acelerada no país. É importante vacinar todos os trabalhadores rurais”, defende.

O texto enviado pelo sindicato destaca a criação de um calendário de vacinação e que sejam disponibilizadas unidades móveis para imunização nas propriedades rurais. O ofício ressalta ainda que a falta de informação em unidades de difícil acesso – onde se encontram boa parte das lavouras brasileiras – pode retardar a imunização no campo.

“O objetivo é chamar atenção do município. Mas também enviamos para a Famato [Federação da Agricultura de Mato Grosso] para que seja discutido em nível nacional”, diz.


Fonte: Canal Rural