Clipping

Variedade puxa alta na produção no estado indiano Uttar Pradesh

O aumento da participação da variedade de cana-de-açúcar Co 0238 é apontada pela consultoria INTL FCStone como o motivo principal da alta na produção da cultura no Estado indiano Uttar Pradesh. Estima-se que a proporção desta variedade, desenvolvida pelo Instituto de Reprodução de Cana-de-Açúcar da Índia, está entre 50% e 60% das lavouras de Uttar Pradesh.



A Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma, na sigla em inglês) prevê que a produção de Uttar Pradesh deve atingir 10,5 milhões de toneladas de cana no ciclo 2017/2018, 23,6% acima da safra passada, que já havia sido recorde. Em comparação com 2015/2016 o aumento será de 54,1%.

Segundo a INTL FCStone, além da maior produtividade desta nova variedade, a situação financeira das usinas também contribuiu para o aumento.

Parte significativa da cana-de-açúcar produzida no Estado não é destinada às usinas de açúcar, e sim às fábricas de gur - um adoçante pouco elaborado e produzido por manufaturas de pequeno porte, consumido como um substituto mais barato do açúcar e também utilizado para a produção informal de bebidas alcoólicas.

"

Ao contrário dos demais Estados produtores indianos, a área plantada e a produtividade agrícola em Uttar Pradesh foram pouco afetadas pela crise hídrica causada pela monção fraca de 2015", avalia o analista de mercado da INTL FCStone, João Paulo Botelho. Ele destaca que, embora a área plantada do Estado tenha ficado praticamente estável ao longo dos últimos anos, a produtividade agrícola e industrial apresentou "salto considerável" na safra passada e na atual.

 


Fonte: Estadão Conteúdo