Clipping

Variedades diferenciadas serão destaque no maior encontro sobre variedades de cana-de-açúcar do Brasil

A programação inclui apresentação de novas variedades dos programas do IAC, RB E CTC e nova super cana-energia Vertix 3.

O detalhamento das vantagens da cana-energia Vertix 3, da Granbio, que consegue reunir índices expressivos de sacarose e de fibra no mesmo material, vai ser uma das atrações do 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar. Além dessa “super variedade”, o evento terá como destaques os novos materiais do IAC, CTC e RIDESA que integram um diferenciado grupo de variedades que vão revolucionar a produção e o fornecimento de matéria-prima para a indústria sucroenergética.

Todas essas novidades, incluindo materiais que ainda não foram disponibilizados comercialmente, serão apresentadas na seção “Avanços nos programas de melhoramento genético” durante o primeiro dia do 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar. O evento, que é uma realização do Grupo IDEA, acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro, em Ribeirão Preto, SP.

No caso da Vertix 3, o diretor de tecnologia agrícola da Granbio, José Antônio Bressiani, vai detalhar as características dessa variedade, que viabilizam o seu processamento juntamente com a cana-de-açúcar tradicional para a fabricação de etanol de primeira geração, maior porcentagem de bagaço para a produção de bioeletricidade e biogás.

Com teor de fibra próximo de 20% e ART de 110 quilos por tonelada de cana, a Vertix 3 disponibiliza grande quantidade de bagaço para a indústria. Outra característica dessa variedade é a sua produtividade crescente em toneladas de cana por hectare (TCH) com o passar dos cortes. Experimentos realizados com a Vertix 3 apresentaram produtividade média de 128 TCH em três cortes, sem irrigação em condições de baixa fertilidade e umidade do solo e enquanto a variedade RB92579 alcançou apenas 85 TCH.

A Vertix 3 registrou, nesse plantio experimental, uma produtividade de 124 TCH no primeiro corte; 127 TCH no segundo e 131 TCH no terceiro. ” Isto é decorrente de suas características especiais, como a maior presença de rizomas e a grande capacidade de perfilhamento”, explica José Bressiani. É diferencial da Vertix 3 proporcionar maior longevidade do canavial, entre 8 e 10 cortes. 

A variedade da Granbio apresenta também ótimo desempenho em áreas com solo fraco e déficit hídrico acentuado. Além disso, não tem problemas em relação ao florescimento, possui excelente brotação, resiste mais ao pisoteio e ao arranquio provocados pela mecanização da colheita.

Os participantes do 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar terão a oportunidade de obter informações inéditas sobre materiais de outras instituições de pesquisa. O diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC) – órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo –, Marcos Guimarães Landell, falará sobre “Novas variedades IAC”.

A RIDESA por sua vez vai recomendar como proceder para obter maior rendimento no uso das novas variedades RB em diversos ambientes de produção além de apresentar os primeiros resultados de desempenho comercial das mesmas que estão superando as variedades tradicionais. Esta instituição vai apresentar o que já se sabe sobre os próximos lançamentos da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA) Estes temas farão parte das explanações de Lungas Lopes Menezes, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e integrantes de sua equipe.

As novas variedades e os desafios de plantio da variedade CTC 9001 do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) serão apresentados pelos engenheiros Ronaldo Onosaki, que é gerente de marketing da empresa e Luiz Antônio Dias Paes, que é gerente comercial do CTC. Segundo pesquisas recentes, esta será em pouco tempo, uma das variedades de cana mais plantadas do país e o CTC está com excelente projeto de fomento para sua expansão acelerada.

O engenheiro agrônomo Nilton Degaspari, que é gerente técnico de desenvolvimento de mercado da Basf, realizará a palestra “O Plantio de MPB com garantia de pegamento”, uma técnica desenvolvida por esta empresa para facilitar o plantio na seca, economizar mudas e também proporcionar tempo suficiente de crescimento para atender a demanda de mudas para plantio, somente com uma linha plantada em sistema de MEIOSI. Foram dezenas de experiências bem-sucedidas em vários produtores e tem muitos macetes

A seção “Avanços nos programas de melhoramento genético” inclui ainda debates com representantes de empresas e instituições que desenvolvem pesquisas nessa área, que serão sabatinados sobre o futuro e os custos/benefício dos programas.

Conheça a programação completa do 12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar, que já está disponível no site www.ideaonline.com.br  onde pode ser feita também a inscrição para o evento.

Quem se inscrever até dia 03 de outubro (quando será encerrado o segundo lote) terá preço especial. 

Consulte o site e inscreva-se, pois será um evento diferenciado que vai lhe trazer novos conhecimentos e posicionamentos sobre o manejo varietal

Serviço

12º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-Açúcar

Data: 17 a 18 de Outubro de 2018
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP
Mais informações: (16) 3211 4770 ou 16 997114770 (WhatsApp)
E-mail:
eventos@ideaonline.com.br

 


Fonte: Grupo IDEA