Clipping

Você sabe o que representa o símbolo LVAa em uma Carta de Solos?

O LVA é a representação de um Latossolo Vermelho Amarelo (solo profundo e com textura homogênea ao longo de todo o perfil) e a letra a minúscula representa que esse solo tem o caráter álico (elevado teor de alumínio livre no solo). Quando encontramos essa unidade de mapeamento, há necessidade de uma maior atenção na correção do solo, pois tais solos necessitarão de aplicações de gesso agrícola auxiliar no aprofundamento do cálcio e magnésio presentes no calcário, tornando-o mais eficiente.

Caso a correção desses solos álicos não seja realizada de forma adequada, o adubo aplicado não será totalmente aproveitado pela planta, refletindo em significativas reduções de produtividade e longevidade do canavial. Além disso, quando a correção desses solos é realizada somente superficialmente mantem-se nesse caso (abaixo da camada corrigida) uma “barreira química” de tal forma que a maioria das raízes crescem somente superficialmente, não explorando um volume maior de solo.

Isso propicia não apenas um baixo aproveitamento dos nutrientes do solo, como também, deixa a planta sujeita a um estresse hídrico maior na época da seca.

Se esse LVAa for de textura argilosa é classificado como ambiente C e se for de textura média passa a ser um ambiente D, portanto, planejar para esses solos o plantio de variedades intermediárias.

Sobre nós

O consultor Dib Nunes Jr., do Grupo IDEA e Fernando Bertolani, da CSolos fazem parte da rede de consultores associados Dr. Cana.

O Dr. Cana é uma maneira diferente, com excelente custo-benefício, de se contratar consultorias agrícolas das diversas fases da produção da cana. O assinante do Dr. Cana possui créditos mensais para trocar por serviços especializados que se complementam com o objetivo de aumentar a produtividade.

Saiba mais em: www.drcana.com.br

 


Fonte: Fernando Bertolani - CSolos