Mistura de 20% de etanol na gasolina é firmado na Índia

Mistura de 20% de etanol na gasolina é firmado na Índia

País começa ainda em fevereiro as operações de mistura e Brasil tem responsabilidade.

A produção de biocombustível na Índia tem ganhado cada vez mais espaço e o Brasil está entre os principais responsáveis por esse aumento. Segundo a União das Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), o país decidiu misturar 20% de etanol na gasolina este ano e as mudanças estão sendo inseridas ainda em fevereiro.

A decisão, por sua vez, diz respeito ao Programa de Etanol que foi estabelecido no país há dois meses. A mistura foi divulgada pelo primeiro-ministro Narendra Modi, na abertura da Semana da Energia da Índia 2023, (India Energy Week), principal evento do setor realizado no país.

O Brasil, no entanto, tem um grande papel nesta mudança energética de biocombustíveis na Índia. Isso acontece porque ambos os países firmaram um acordo de cooperação técnica nos últimos anos, onde o modelo brasileiro de etanol foi dado como modelo e apoio tanto para questões governamentais como para o setor privado.

Na ocasião, Evandro Gussi, presidente da UNICA, explica que foram realizados eventos, seminários e visitas técnicas a campo, como parte da parceria entre os dois países. No âmbito do setor privado, a Unica e a Siam (Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos) formalizaram um memorando de entendimento para cooperar na agenda.

Sobre o anúncio de aumento da mistura do biocombustível, Gussi parabenizou o país pela iniciativa.

“Parabenizamos e celebramos junto com a Índia esse passo, que só é possível pelo comprometimento do governo indiano, junto com o setor privado e instituições públicas, unidos no propósito de alavancar a indústria do etanol, diversificando a matriz energética ao mesmo tempo que reduz emissões e melhora a qualidade do ar nas grandes cidades” destacou ele em nota.

Sobre o acordo de cooperação, por sua vez, Gussi ressaltou que a experiência do Brasil com o etanol foi fundamental para contribuir com um transporte indiano mais sustentável.

“A nossa experiência de quase 50 anos na produção e consumo do etanol como combustível em grande escala tem contribuído muito para essa agenda na Índia, particularmente nos temas de políticas públicas, novas tecnologias e padrões de qualidade do biocombustível. Essa troca de experiência não só criou as condições para que rapidamente aumentassem o nível de mistura do etanol na gasolina para 20% em 2025, mas também que já iniciassem a produção de veículos flex no país” explicou o especialista.

Por fim, a UNICA explica que o uso de etanol será extremamente benefício ao país já que atualmente o país é o terceiro maior consumidor mundial de petróleo.

 

Biomassa BR